POLÍTICA DIGITAL: AS MÍDIAS DIGITAIS COMO PALANQUE NA ELEIÇÃO MUNICIPAL DE BLUMENAU (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497726014Palavras-chave:
Mídias digitais, Comunicação, PolíticaResumo
As campanhas eleitorais no Brasil passaram por uma reforma eleitoral, determinado pelo TSE com a Lei 13.165, que afetaram o planejamento e a abordagem comunicacional dos partidos políticos. Este artigo propõe analisar o fluxo de conteúdo e as interações comunicacionais desencadeadas na rede social digital Facebook, durante as eleições de 2016 na cidade de Blumenau/SC. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizaram-se as teorias de Caseiro e Barbosa (2011); De Vries, Gensler e Leeflang (2012). As abordagens foram baseadas na coleta de dados de caráter qualitativo por meio da base quantitativa, realizada nas fan pages dos candidatos e na observação do ambiente digital bem como das estratégias. Os resultados apontaram que a mudança no cenário político tradicional impulsionou os candidatos a desenvolverem novos processos comunicacionais nas plataformas digitais.
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