POLÍTICA DIGITAL: AS MÍDIAS DIGITAIS COMO PALANQUE NA ELEIÇÃO MUNICIPAL DE BLUMENAU (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726014

Palavras-chave:

Mídias digitais, Comunicação, Política

Resumo

As campanhas eleitorais no Brasil passaram por uma reforma eleitoral, determinado pelo TSE com a Lei 13.165, que afetaram o planejamento e a abordagem comunicacional dos partidos políticos. Este artigo propõe analisar o fluxo de conteúdo e as interações comunicacionais desencadeadas na rede social digital Facebook, durante as eleições de 2016 na cidade de Blumenau/SC. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizaram-se as teorias de Caseiro e Barbosa (2011); De Vries, Gensler e Leeflang (2012). As abordagens foram baseadas na coleta de dados de caráter qualitativo por meio da base quantitativa, realizada nas fan pages dos candidatos e na observação do ambiente digital bem como das estratégias. Os resultados apontaram que a mudança no cenário político tradicional impulsionou os candidatos a desenvolverem novos processos comunicacionais nas plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Cardoso, FURB / Docente

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), pós-graduado em Novas Mídias (FURB). Publicitário e jornalista, professor no curso de Publicidade e Propaganda (FURB e FAMEG).

Tarcis Prado Junior, UTP / Docente

Doutorando no PPGcom - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP - Universidade Tuiuti Do Paraná). Mestre (UTP) e Relações Públicas (UMESP). Docente nos cursos de Comunicação e Marketing (UTP).

Franco Iacomini Junior, UTP / Doutorando

Doutorando no PPGcom - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP - Universidade Tuiuti Do Paraná). Jornalista e docente na Faculdade Fidelis.

Thaíse Schmitz, Dom Bosco / Acadêmica

Pós-graduanda em Marketing e Comunicação Digital (Dom  Bosco). Bacharel em Publicidade e Propaganda (IBES/Sociesc). Atua como analista de marketing sênior na Uniasselvi.

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Cardoso, M., Prado Junior, T., Iacomini Junior, F., & Schmitz, T. (2018). POLÍTICA DIGITAL: AS MÍDIAS DIGITAIS COMO PALANQUE NA ELEIÇÃO MUNICIPAL DE BLUMENAU (SC). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497726014

Edição

Seção

Artigos Livres