PUBLICIDADE ELEITORAL NO JORNAL: A CAMPANHA DE 2010 NO RS

Autores

  • Maria Berenice da Costa Machado UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549774315

Palavras-chave:

Publicidade eleitoral. Jornal. Campanha 2010.

Resumo

Mesmo com o atual protagonismo das mídias eletrônicas e digitais, os jornais impressos seguem exercendo importantes funções na cobertura diária dos acontecimentos políticos e eleitorais, força que advém da natureza e das características do veículo. Esta investigação reflete sobre publicidade eleitoral, a partir das páginas e de anúncios veiculados em Zero Hora durante o período oficial de campanha política em 2010. A pesquisa exploratória, com abordagem empírica e de caráter quantitativo, deseja identificar os anunciantes e partidos, os cargos pleiteados; o número de anúncios por candidato e a frequência de inserção no jornal; os principais elementos visuais e as dimensões das peças publicitárias; as páginas onde veicularam e a diagramação destas. O material é cotejado com a lista de políticos que efetivamente se elegeram, articulação que possibilita inferir sobre a força persuasiva do veículo jornal. O estudo é fundamentado em autores dos campos da comunicação e da política, com destaque para os que abordam as teorias da publicidade eleitoral, do jornalismo impresso e da democracia.

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Publicado

12-12-2011

Como Citar

Machado, M. B. da C. (2011). PUBLICIDADE ELEITORAL NO JORNAL: A CAMPANHA DE 2010 NO RS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(20). https://doi.org/10.5902/217549774315

Edição

Seção

Artigos Livres