PUBLICIDADE ELEITORAL NO JORNAL: A CAMPANHA DE 2010 NO RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549774315Palabras clave:
Publicidade eleitoral. Jornal. Campanha 2010.Resumen
Mesmo com o atual protagonismo das mídias eletrônicas e digitais, os jornais impressos seguem exercendo importantes funções na cobertura diária dos acontecimentos políticos e eleitorais, força que advém da natureza e das características do veículo. Esta investigação reflete sobre publicidade eleitoral, a partir das páginas e de anúncios veiculados em Zero Hora durante o período oficial de campanha política em 2010. A pesquisa exploratória, com abordagem empírica e de caráter quantitativo, deseja identificar os anunciantes e partidos, os cargos pleiteados; o número de anúncios por candidato e a frequência de inserção no jornal; os principais elementos visuais e as dimensões das peças publicitárias; as páginas onde veicularam e a diagramação destas. O material é cotejado com a lista de políticos que efetivamente se elegeram, articulação que possibilita inferir sobre a força persuasiva do veículo jornal. O estudo é fundamentado em autores dos campos da comunicação e da política, com destaque para os que abordam as teorias da publicidade eleitoral, do jornalismo impresso e da democracia.
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