Métodos participativos - etnografia de um processo de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723686

Palavras-chave:

métodos participativos de pesquisa, pesquisa de campo, comunicação comunitária

Resumo

Esse artigo tem como objetivo fazer uma análise dos métodos participativos de pesquisa na comunicação e demais ciências sociais. Seu fio condutor é o próprio processo de pesquisa vivenciado pelos autores, que ao longo do seu desenvolvimento e das dificuldades encontradas suscita as questões metodológicas discutidas e a busca de referências teóricas para trata-las. As principais referências utilizadas são os textos organizados por Brandão (1981 e 1984) e a tipologia de pesquisa participativa desenvolvida por Peruzzo (2003). Além dos tipos de métodos participativos discutidos, os autores apontam para questões éticas do processo de pesquisa, tais como as relações entre pesquisados e pesquisadores diante de situações de conflito entre coletivos pesquisados. 

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Biografia do Autor

Marcelo Ernandez Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Subchefe do Departamento de RelaçÕes Públicas

Coordenador do Laboratório de Comunicação Dialógica

Artur Seidel Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharelando em Ciências Sociais (Uerj) e Comunicação Social (UFRJ). Exbolsista de extensão do Laboratório de Comunicaçào Dialógica (LCD/Uerj)

Jenifer Silva dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharelanda em Comunicação Social pela Uerj

Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Comunicação Dialógica (LCD/Uerj)

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Macedo, M. E., Fernandes, A. S., & Santos, J. S. dos. (2017). Métodos participativos - etnografia de um processo de pesquisa. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497723686

Edição

Seção

Artigos Livres