Rosticidade televisiva

Autores

  • Marcelo Salcedo Gomes Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497723504

Palavras-chave:

Rosticidade, Televisualidade, Tecnocultura

Resumo

Refletimos aqui sobre a natureza do devir-rosto nos processos midiáticos, especificamente em panoramas televisivos. A partir da invenção do conceito de rosticidade, propomos a discussão de uma qualidade comunicacional virtual que se atualiza em tecnoimagens de rosto ou algo que toma o lugar de rosto para se fazer reconhecer como autêntico. Procedemos à dissecação de imagens dos telejornalísticos Estúdio i e SBT Brasil, através da metodologia das molduras de Kilpp (2003), procurando disdiscretizar os elementos técnicos e estéticos que trabalham em favor da “máquina abstrata” rostizante postulada por Deleuze e Guattari (1996). A dissecação aponta que os sentidos identitários enunciados pela produção de certas imagens televisivas se fazem rosto na medida que evocam padrões de um imaginário tecnocultural assimetricamente compartilhado.

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Biografia do Autor

Marcelo Salcedo Gomes, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, RS

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estudos na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais. Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, com estudos na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Bacharel em Jornalismo e Fotografia Instrumental pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência nas áreas de fotojornalismo, fotodocumentarismo, teorias da comunicação, semiótica, midiatização, fotografia publicitária e ensino de fotografia. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor TCC 2011 concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Em sua pesquisa de mestrado, investigou a natureza comunicacional do contato viabilizado pela visualização da fisionomia e presença humana nos retratos da revista National Geographic, no contexto de uma sociedade em processo de midiatização. No doutorado, pesquisa o rosto como qualidade comunicacional da tecnocultura.

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Publicado

02-06-2019

Como Citar

Gomes, M. S. (2019). Rosticidade televisiva. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497723504

Edição

Seção

Artigos Livres