Formação de conceitos no ensino de língua materna: o princípio da funcionalidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228984Parole chiave:
Língua materna, Princípio da funcionalidade, Ensino de línguasAbstract
Este artigo visa a examinar aspectos da perspectiva vygotskiana sobre a formação de conceitos no que tange a sua importância para a ação pedagógica no ensino de línguas. Propõe-se uma releitura do desafio de ensinar português como língua materna a partir de uma experiência vivida em uma escola pública do município de Cruz Alta-RS, no ano de 2004. O problema didático focalizado foi o ensino do emprego adequado dos principais sinais de pontuação. O trabalho busca ainda estabelecer um elo entre a teoria visitada e a experiência pedagógica relatada, ou seja, dar conta das questões suscitadas em nível teórico-prático.
Downloads
Riferimenti bibliografici
GENTNER, Dedre; MEDINA, José. Similarity and development os categories , In: Cognition 65. Elsevier Science, 1998.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1o e 2o graus. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
ROCHA, Luiz Carlos . Gramática nunca mais.Minas Gerais: Editora UFMG, 2002.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.