Formação de conceitos no ensino de língua materna: o princípio da funcionalidade

Autori

  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228984

Parole chiave:

Língua materna, Princípio da funcionalidade, Ensino de línguas

Abstract

Este artigo visa a examinar aspectos da perspectiva vygotskiana sobre a formação de conceitos no que tange a sua importância para a ação pedagógica no ensino de línguas. Propõe-se uma releitura do desafio de ensinar português como língua materna a partir de uma experiência vivida em uma escola pública do município de Cruz Alta-RS, no ano de 2004. O problema didático focalizado foi o ensino do emprego adequado dos principais sinais de pontuação. O trabalho busca ainda estabelecer um elo entre a teoria visitada e a experiência pedagógica relatada, ou seja, dar conta das questões suscitadas em nível teórico-prático.

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Biografia autore

Vaima Regina Alves Motta, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Cruz Alta (1989), especialização em Linguística Textual pela Universidade de Cruz Alta (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professora Associada -Nível 1 - da Universidade Federal de Santa Maria. 

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Pubblicato

2017-09-08

Come citare

Motta, V. R. A. (2017). Formação de conceitos no ensino de língua materna: o princípio da funcionalidade. Linguagens & Cidadania, 6(2). https://doi.org/10.5902/1516849228984