O papel da pesquisa-ação no ensino intercultural de língua estrangeira

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228964

Parole chiave:

Pesquisa-ação, Ensino intercultural, Língua estrangeira

Abstract

Vem-se constatando que um número expressivo de alunos encontra dificuldades de perceber o texto como um mediador sócio-cultural e talvez isso deva-se ao fato de que alguns professores detêm-se apenas nas questões gramaticais. É necessário que haja um maior engajamento dos docentes em língua estrangeira no sentido de construir um novo paradigma de ensino da leitura a partir de uma visão sócio-cultural da linguagem. Para isso, devem assimilar e incorporar uma abordagem de leitura em língua estrangeira centrada na linguagem como um mediador sócio-cultural e, principalmente, oportunizar condições para que os alunos também o façam. Isso pode ser oportunizado aos alunos através de uma metodologia que envolva o dialogismo democrático e aberto e onde haja a dialética entre ação e reflexão, a saber, a pesquisa-ação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta

Professor titular III na Universidade de Cruz Alta

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993

BLOOM, JEFFREY W. Patterns that Connect: Rethinking our Approach to Learning and Teaching. Montreal: American Educational Research Association, 1999. (paper)

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza. Barcelona: Martins Roca, 1988.

ELLIOT, J. What is action-research in schools? In: Journal of curriculum studies. V. 10, n. 4, 1978.

GEE, JAMES P. Social Linguistics and literacies. London: The Falmer Press, 1999.

KEMMIS, S.; McTAGGART, R. Como planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes, 1988.

SERRANO, M. G. P. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990.

ZORZI, DANIELA. Dalla Competenza Comunicativa alla Competenza Comunicativa Interculturale. In: Babylonia, 1996.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-09-07

Come citare

Souza, A. E. de. (2017). O papel da pesquisa-ação no ensino intercultural de língua estrangeira. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228964