Estratégias de negociação: uma análise da construção de resenhas acadêmicas da área de história sob o viés da Linguística Sistêmico-Funcional

Autores

  • Aline Cristina Flávio da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cláudio Márcio do Carmo Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849223500

Palavras-chave:

Resenhas de História, Adjuntos modais, Modalização, Identidade, Resenhista

Resumo

Este trabalho apresenta um mapeamento e categorização dos adjuntos modais realizados por meio de advérbios simples que constroem significados na medida em que sinalizam a relação interpessoal construída pela autoria. Constitui o corpus da pesquisa exemplares de resenhas acadêmicas da área de História. Para a realização da análise apoiamo-nos metodologicamente na visão tridimensional da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), adotando a concepção do gênero resenha proposta por Motta-Roth (2002) e as categorias propostas pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004). Os resultados da pesquisa indicam que há um padrão de modalização estabelecido entre as diferentes resenhas, uma vez que foi encontrado o grau de usualidade, recorrente em quantidades próximas nas resenhas avaliadas. Em relação às marcas de autoria permitidas no gênero, observa-se que o resenhista constrói sua avaliação, em grande parte, de modo tênue, pois além do caráter de negociador, o resenhista busca também compartilhar seu discurso com o público leitor, aqui entendido como o autor da obra e os leitores em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Flávio da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestra em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cláudio Márcio do Carmo, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei

Referências

ARAÚJO, A. D.. O gênero resenha acadêmica: organização retórica e sinalização lexical. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 77-93.

BERNARDINO, C. G.. O Metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentos. Belo Horizonte. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Edward Arnold,1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3rd. Ed. London: Edward Arnold, 2004.

MOTTA ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, J.L.; MOTTA ROTH, D.(Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002, p.77-116.

NEVES, M. H. M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Other floors, other voices: a textography of a small university building. London: Lawrence Erlbaum, 1998. VIAN JR., O.; IKEDA, S. N. O ensino do gênero 'resenha' pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 12, p. 13-32. 2009.

VICENTE, J. F. A polaridade no discurso do raizeiro: identidade e/ou avaliação?. In: VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal (ENIL) - Estudos do Discurso: diferentes perspectivas. Bauru: Ideia Editora Ltda, 2009. p. 01-10.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

Silva, A. C. F. da, & Carmo, C. M. do. (2016). Estratégias de negociação: uma análise da construção de resenhas acadêmicas da área de história sob o viés da Linguística Sistêmico-Funcional. Linguagens & Cidadania, 14(1). https://doi.org/10.5902/1516849223500