O papel da escola no conflito linguagem e estruturas sociais
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849228340Mots-clés :
Linguagem, Estruturas sociais, Papel da escolaRésumé
Neste artigo, pretendemos estabelecer uma relação entre problemas que envolvem
o ensino de língua materna no Brasil e aspectos discriminatórios relacionados
às diferentes variedades lingüísticas que coabitam na sociedade. Discutimos,
então, que a escola parece não considerar os diferentes usos da linguagem
em diferentes contextos de interação e continua voltada para a fragmentação,
compartimentação e descontextualização da linguagem e do conhecimento.
Nesse sentido, numa sociedade onde as relações são bastante assimétricas,
a escola se apresenta como uma instituição que mantém a distância
entre dominados e dominadores, ocasionando o fracasso escolar de alunos cuja
produção lingüística não é legitimada pela escola, em função da posição que
ocupam na estrutura das relações de força simbólica que refletem as relações
de forças materiais que estruturam a sociedade.
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