O papel da escola no conflito linguagem e estruturas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228340

Palavras-chave:

Linguagem, Estruturas sociais, Papel da escola

Resumo

Neste artigo, pretendemos estabelecer uma relação entre problemas que envolvem
o ensino de língua materna no Brasil e aspectos discriminatórios relacionados
às diferentes variedades lingüísticas que coabitam na sociedade. Discutimos,
então, que a escola parece não considerar os diferentes usos da linguagem
em diferentes contextos de interação e continua voltada para a fragmentação,
compartimentação e descontextualização da linguagem e do conhecimento.
Nesse sentido, numa sociedade onde as relações são bastante assimétricas,
a escola se apresenta como uma instituição que mantém a distância
entre dominados e dominadores, ocasionando o fracasso escolar de alunos cuja
produção lingüística não é legitimada pela escola, em função da posição que
ocupam na estrutura das relações de força simbólica que refletem as relações
de forças materiais que estruturam a sociedade.

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Biografia do Autor

Dulce Cassol Tagliani, Universidade Federal do Rio Grande

Dulce Cassol Tagliani concluiu o curso de Doutorado em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas em 2009. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no curso de graduação em Letras, do qual foi coordenadora entre 2011 e 2012, e no curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente em questões envolvendo o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Sua área de atuação está vinculada aos temas: ensino de língua portuguesa - práticas de leitura, produção de textos e análise linguística; livro didático; gêneros discursivos; teoria da atividade. Atuou como coordenadora de gestão pedagógica do PIBID/FURG entre 2012 e 2013. Coordena o projeto PLI CAPES/FURG/UA - Programa de Licenciaturas Internacionais.

Referências

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

Tagliani, D. C. (2017). O papel da escola no conflito linguagem e estruturas sociais. Linguagens & Cidadania, 8(1). https://doi.org/10.5902/1516849228340