A construção da interação, identidades e atitudes na conversação: uma co-construção por meio de escolhas lexicais
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849225508Mots-clés :
Análise da conversação, Interação na conversação, Construção da identidade no texto conversacionalRésumé
A análise da conversação pode ser estudada partindo da construção de determinados papéis sociais e também de determinadas concepções de mundo constituindo assim, a identidade dos interlocutores na interação social. A partir desse princípio, pretende-se neste trabalho, por meio de uma conversação espontânea dentro de uma prática discursiva conversacional no âmbito da vida social, analisar como se constroem a interação e a identidade de alunos de graduação de uma determinada instituição, considerando elementos como o contexto especifico, materiais verbais, paraverbais e não verbais, e a construção de relações e atitudes. Para o andamento desta análise, consideraram-se os modelos propostos pelos teóricos, Gee (1999), e Orecchioni (2014). Os resultados permitem entender que o contexto permeia a interação. Por meio dessa interação, determinadas identidades e atividades são construídas, realizando determinadas escolhas lexicais para essa construção.Téléchargements
Références
GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodology. Prentice-Hall, Englewood Cliffs, NJ, 1967.
GEE, J. An introduction to Discourse Analysis, Theory and Methods, Routledge, London, 1999.
HUCHTBY, I; DREW, P. Conversation analysis. In: VERSCHUEREN, J. Handbook of Pragmatics. Amsterdam e Philadelphia: John Benjamins, p. 182-189, 1985.
ORECCHIONI, C. A análise da conversação: princípios e métodos, Parábola, São Paulo, 2014.
TUSÓN, A. El análisis de la conversación: entre la estructura y el sentido, Estudios de Sociolingüística 3 (1), Barcelona, p. 133-153, 2002.