Ciberespaço e cibergêneros discursivos: benesses e desafios para professores e alunos de línguas estrangeiras

Autores

  • Débora Marshall Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230360

Palavras-chave:

Ciberespaço, Discurso, Língua estrangeira

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem para ações pedagógicas de ensino de línguas estrangeiras fundamentadas na abordagem comunicativa de ensino de línguas. O propósito deste artigo é contribuir para o debate em torno da utilização das novas tecnologias de informação, em especial da Internet e do meio eletrônico virtual, para o ensino de línguas estrangeiras. Tendo em vista esse objetivo,o artigo apresenta uma breve discussão sobre os efeitos do meio eletrônico nos modos de pensar, interagir e se comunicar. A seguir, discute-se a utilização da Internet e do ciberespaço no ensino de línguas estrangeiras sob a perspectiva da abordagem sócio-interacionista. Por fim, busca-se refletir sobre como o trabalho com cibergêneros discursivos pode contribuir para ações pedagógicas de ensino de línguas estrangeiras fundamentadas na abordagem comunicativa.

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Biografia do Autor

Débora Marshall, Universidade Federal de Santa Maria

Graduei-me em Letras - Licenciatura Português e Inglês em 2002, pela UFSM. Em 2005, concluí o curso de Mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Também me formei especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação pela UFSM.

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Marshall, D. (2017). Ciberespaço e cibergêneros discursivos: benesses e desafios para professores e alunos de línguas estrangeiras. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230360

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