Ensino/aprendizagem de leitura e a questão dos gêneros do discurso: aspectos teórico-aplicados

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228303

Mots-clés :

Ensino/aprendizagem, Leitura, Gêneros do discurso

Résumé

Researches and discussions about language teaching have been presented through different perspectives in the area of Applied Linguistic (AL) (Almeida Filho, 2000; Celani, 2000; Jurado & Rojo, 2006; Kleiman, 2006; Motta-Roth, 2005; Moita Lopes, 2006; Signorini, 2006;). Among the several theoretical and methodological aspects approached by AL, the reading teaching has been represented an important role. Based on that, the present work aims to (a) discuss about the teaching reading theories; (b) present theoretical and methodological aspects concerning the concept and functionality of discourse genres according to the Discourse Analysis from Mikhail Bakhtin and (c) explain the contribution of discourse genres to the teaching/learning of reading.

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Biographie de l'auteur-e

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq).Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

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Publié-e

2017-07-26

Comment citer

Pereira, R. A. (2017). Ensino/aprendizagem de leitura e a questão dos gêneros do discurso: aspectos teórico-aplicados. Linguagens & Cidadania, 9(1). https://doi.org/10.5902/1516849228303

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