O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA LITERATURA INDÍGENA EM SALA DE AULA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849238105

Palabras clave:

Literatura indígena. Aluno. Professor.

Resumen

O artigo objetiva discutir a importância do papel do professor ao selecionar textos literários a serem trabalhados em sala de aula e a importância do contato com a literatura indígena. Essa preocupação justifica-se à medida que percebemos que essa literatura não vem sendo trabalhada em sala de aula conforme pede a legislação educacional. A discussão proposta tem como principal embasamento teórico: Alfredo Bosi (2006; 2008), Antonio Candido (2006), Graça Graúna (s/d), Marilena Chauí (2000), Rildo Cosson (2006), Roberto Damata (1999), Roger Chartier (2001), dentre outros. Com isso, compreende-se que os educadores não recebem preparo e subsídios necessários para desenvolver um trabalho sobre essa temática com seus alunos. A aplicação da temática indígena pelo viés literário, em sala de aula, pode resultar na quebra de estereótipos reforçados sobre esses povos ao longo da História.

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Biografía del autor/a

Adriana de Oliveira Alves Corrêa, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutoranda em Teorias da Literatura e Representações Culturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei (2017), com Bolsa CAPES. Especialista em Literatura pela Universidade de Taubaté (2014) e Graduada em Letras (Português e respectivas literaturas), com Bolsa Mérito, pela mesma instituição (2011). Suas pesquisas são centradas nos seguintes temas: literatura brasileira, indigenismo, ecofeminismo, textualidades indígenas, textualidades de mulheres e poéticas da migraçäo.

Citas

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Publicado

2020-09-23

Cómo citar

Corrêa, A. de O. A. (2020). O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA LITERATURA INDÍGENA EM SALA DE AULA. Linguagens & Cidadania, 21(1). https://doi.org/10.5902/1516849238105