O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA LITERATURA INDÍGENA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849238105Keywords:
Literatura indígena. Aluno. Professor.Abstract
O artigo objetiva discutir a importância do papel do professor ao selecionar textos literários a serem trabalhados em sala de aula e a importância do contato com a literatura indígena. Essa preocupação justifica-se à medida que percebemos que essa literatura não vem sendo trabalhada em sala de aula conforme pede a legislação educacional. A discussão proposta tem como principal embasamento teórico: Alfredo Bosi (2006; 2008), Antonio Candido (2006), Graça Graúna (s/d), Marilena Chauí (2000), Rildo Cosson (2006), Roberto Damata (1999), Roger Chartier (2001), dentre outros. Com isso, compreende-se que os educadores não recebem preparo e subsídios necessários para desenvolver um trabalho sobre essa temática com seus alunos. A aplicação da temática indígena pelo viés literário, em sala de aula, pode resultar na quebra de estereótipos reforçados sobre esses povos ao longo da História.
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