Acontecimento e instante decisivo no discurso fotográfico: desconstruindo efeitos ideológicos óbvios em uma fotografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849223798

Palabras clave:

Discurso, Subjetividade, Ideologia, Instante decisivo, Fotografia

Resumen

Propomos a utilização do conceito de instante decisivo, da fotografia, para desconstruir os efeitos ideológicos óbvios encontrados no discurso do sujeito. Para tanto, partimos da compreensão de que o sujeito se constitui na enunciação e é dividido; seu discurso é opaco, passível de diversas significações. A fotografia, como obra de arte, desestabiliza o já-formulado e obriga o sujeito à interpretação, ocasião em que a emergência de algo novo desloca as fronteiras das formações discursivas e produz novo efeito de sentido, inesperado, instante decisivo que desloca o sujeito para o sentido outro. O conceito, desenvolvido por Pêcheux (1988), de condições de produção, comporta relações de contradição com a homogeneidade lógica do “exterior” discursivo, permitindo que seja instalada a regularidade e, ao mesmo tempo, a instabilidade dos sentidos do discurso, remetendo-o ao equívoco, ao acontecimento. Para ilustrar a articulação entre o instante decisivo da fotografia e o acontecimento discursivo será analisada uma fotografia de Sebastião Salgado, registrada no Brasil- “O berço da desigualdade está na desigualdade do berço” (CAPES, FAPESP, CNPq).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dionéia Motta Monte-Serrat, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP, CAPES-BEX 4394/10-0, Doutorado Sanduíche na Sorbonne, set/dez 2010, sob co-orientação do Prof. Jean-Jacques Courtine; estágio na EHESS, Paris, fev 2012, sob orientação do Prof. Marcello Carastro, FAPESP 09/54417-4, membro do Grupo de Pesquisas AD-Interfaces, cadastrado no CNPq.

Leda Verdiani Tfouni, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Professora Titular Sênior da FFCLRP-USP, Pesquisadora do CNPq.

Leny Pimenta, Universidade de Franca

Mestranda em Linguística pela Universidade de Franca – UNIFRAN; membro do Grupo de Pesquisas AD-Interfaces, cadastrado no CNPq, lenypi@yahoo.com.br; pesquisadora do Observatório da Educação-UNIFRAN, ligado a CAPES; Diretora Presidente da Escola Monteiro Lobato-COC Ensino Médio, Franca, SP, leny@cocfranca.com.br

Citas

BRESSON, H., Tête à Tetê, Portraits by Henry Cartier-Bresson. Acesso em 23 de outubro de 2009a. Disponível em http://www.npg.si.edu/exh/cb.

BRESSON, H., Portal da fotografia. Acesso em 23 de outubro de 2009b. Disponível em http://www.portaldafotografia.com/detalhes_publicacoes.php?publicacoes=19.

COURTINE, J., Discours et images, cours à l‟Université Sorbonne Nouvelle Paris III, septembre à octobre, 2010.

GREGOLIN, M. Formação discursiva, redes de memória e trajetos sociais de sentido: mídia e produção de identidades. Acesso em 11 de abril de 2011. Disponível em http://www.uems.br/na/discursividade/Arquivos/edicao02/pdf/Maria%20do%20Rosario%20Gregolin.pdf

GURAN, M., Linguagem fotográfica e informação, Rio de Janeiro: Ed. Gama Filho, 2002.

LACAN, J., Séminaire 22 – RSI ( Inédito), 1974-1975.

LACAN, J., Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LACAN, J., Enciclopédia lacaniana de psicanálise. Disponível em: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://nosubject.com/Cogito&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dcogito%2Blacan%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26hs%3Dxr5%26sa%3DG. Acesso em 11 de janeiro de 2009.

LEMOS, C., Processos metafóricos e metonímicos no funcionamento discursivo. Conferência proferida no Departamento de Psicologia e Educação FFCL de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1994.

MAINGUENAU, D., Formação Discursiva: unidades tópicas e não-tópicas, In BARONAS, R.,(org) Análise do discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva, São Carlos: Pedro &João Editores, 2007. Disponível em http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao02/02r_sfs.php. Acesso em 10 de julho de 2011.

MONTE-SERRAT, D. Letramento e discurso jurídico, pró-forma de tese para exame de Doutorado Direto em Psicologia pela FFCLRP-USP, orientadora Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni, Ribeirão Preto, 2009.

MONTE-SERRAT&TFOUNI, Imagem e sujeito no rito jurídico, In Redisco, Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (UESB), MILANEZ, N., HASHIGUTI, S., KOGAWA, M. (orgs.), Vitória da Conquista, BA: Edições UESB, agosto-dezembro, 2012, v.1, n.1, p. 48-55. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/redisco/article/viewFile/896/815

ORLANDI, E. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos, Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M., Lecture et Mémoire: Project de Recherche, In L’inquiétude du discours, Paris : Ed. Cendres, 1990.

PÊCHEUX, M., Análise automática do discurso, In GADET, F.&HAK,, T., (orgs) Por uma análise automática do discurso, Campinas: Ed. UNICAMP, 1993.

PÊCHEUX, M., Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, trad. Eni Orlandi, Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

PÊCHEUX, M., Discurso: estrutura ou acontecimento?, Campinas: Pontes, 2002.

QUINET, A., Um olhar a mais, Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2002.

ROUDINESCO, E., Dicionário de psicanálise, trad. Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

TFOUNI, L. V., Letramento e alfabetização, São Paulo: Cortez, 2004.

SALGADO, S. & BUARQUE, C., O berço da desigualdade, Brasília, UNESCO: Ed. Grupo Santilhana, 2006.

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

Monte-Serrat, D. M., Tfouni, L. V., & Pimenta, L. (2016). Acontecimento e instante decisivo no discurso fotográfico: desconstruindo efeitos ideológicos óbvios em uma fotografia. Linguagens & Cidadania, 14(1). https://doi.org/10.5902/1516849223798