Militarização das escolas públicas de Roraima: opiniões e questões de linguagem no contexto escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849289850

Keywords:

Colégio Militarizado, Linguagem, Opinião pública, Representação social

Abstract

Tendo em vista a popularização do projeto de militarização escolar e as questões inerentes aos discursos e à linguagem que circula sobre o tema, este estudo parte da seguinte questão de pesquisa: quais os reflexos educacionais e sociais oriundos da linguagem militar implantada nas escolas públicas de Roraima? O objetivo geral é investigar como o militarismo tem se consolidado nas escolas de Roraima, considerando sobretudo o conceito de colégio militarizado e o público e suas percepções acerca do militarismo nas escolas roraimenses. O trabalho tem como arcabouço teórico-epistemológico a Linguística Aplicada (LA), campo transdisciplinar (ou indisciplinar) de pesquisa sobre a linguagem como prática social (Moita Lopes, 2006). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa (Paiva, 2019) e os dados foram colhidos por meio aplicação de questionário, com respostas analisadas à luz do que defendem autores como Abric (1994) e Weber e Pérsigo (2017) sobre representação social e opinião pública, respectivamente. Os questionários foram aplicados com 88 participantes voluntários, entre outubro e novembro de 2023. Os resultados apontaram que, de modo geral, o projeto de militarização é aceito pela comunidade roraimense envolvida, ao tempo em que deixa de ser aceito por outra parcela participante, muito pelo que preceitua os princípios de hierarquia e disciplina que é aliada à gestão pedagógica nessas escolas, constatando-se que há pontos positivos e negativos provenientes dela, na perspectiva da comunidade roraimense.

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Author Biographies

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

Possuo graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Roraima (2016); Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (2018); Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2019); e sou doutorando em Linguística, na área de Linguagem e Ensino, pela Universidade de Brasília. Faço parte do grupo de pesquisa GECAL - Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens, que é coordenado pelo professor Dr. Kléber Aparecida da Silva, da Universidade de Brasília.

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa, também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

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Published

2025-12-01

How to Cite

Silva, C. P. da S. e ., Silva Júnior, A. L. S., & Costa, A. R. (2025). Militarização das escolas públicas de Roraima: opiniões e questões de linguagem no contexto escolar. Linguagens & Cidadania, 22, e89850. https://doi.org/10.5902/1516849289850