Militarização das escolas públicas de Roraima: opiniões e questões de linguagem no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849289850Parole chiave:
Colégio Militarizado, Linguagem, Opinião pública, Representação socialAbstract
Tendo em vista a popularização do projeto de militarização escolar e as questões inerentes aos discursos e à linguagem que circula sobre o tema, este estudo parte da seguinte questão de pesquisa: quais os reflexos educacionais e sociais oriundos da linguagem militar implantada nas escolas públicas de Roraima? O objetivo geral é investigar como o militarismo tem se consolidado nas escolas de Roraima, considerando sobretudo o conceito de colégio militarizado e o público e suas percepções acerca do militarismo nas escolas roraimenses. O trabalho tem como arcabouço teórico-epistemológico a Linguística Aplicada (LA), campo transdisciplinar (ou indisciplinar) de pesquisa sobre a linguagem como prática social (Moita Lopes, 2006). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa (Paiva, 2019) e os dados foram colhidos por meio aplicação de questionário, com respostas analisadas à luz do que defendem autores como Abric (1994) e Weber e Pérsigo (2017) sobre representação social e opinião pública, respectivamente. Os questionários foram aplicados com 88 participantes voluntários, entre outubro e novembro de 2023. Os resultados apontaram que, de modo geral, o projeto de militarização é aceito pela comunidade roraimense envolvida, ao tempo em que deixa de ser aceito por outra parcela participante, muito pelo que preceitua os princípios de hierarquia e disciplina que é aliada à gestão pedagógica nessas escolas, constatando-se que há pontos positivos e negativos provenientes dela, na perspectiva da comunidade roraimense.
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