Análise de um livro didático de língua portuguesa: concepções de aprendizagem subjacentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225507

Palavras-chave:

Concepções de aprendizagem, Língua Portuguesa, Livro didático

Resumo

Considerando as correntes behaviorista, cognitivista e sociocultural, o objetivo deste estudo é investigar a(s) concepção(ões) de aprendizagem subjacente(s) a um livro didático de língua portuguesa utilizado no ensino médio. Esse material é organizado em três blocos (Literatura, Gramática e Redação e Leitura), de modo que analisamos linearmente o primeiro capítulo de cada uma das partes (organização, textos, atividades, etc.). Resultados evidenciaram a predominância da perspectiva cognitivista de aprendizagem, pois a organização dos capítulos e as atividades propostas requerem, muitas vezes, o desenvolvimento de habilidades cognitivas do aluno, enfatizando leitura, interpretação, produção textual e relacionando aspectos gramaticais ao seu sentido no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glivia Guimarães Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Ariane Escobar Rossi, Universidade Federal de Santa Maria,RS

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

AEBERSOLD, J. A; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

AMARAL, E.; PATROCÍNIO, M. F. do.; LEITE, R. S.; BARBOSA, S. A. M. Novas Palavras: 3º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013.

BROWN, D. H. Teaching reading. In: BROWN, D. H. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2 ed. New York: Longman, 2001. p. 298-331.

BUNZEN, C. Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Campinas, Campinas, 2005.

CHOMSKY, N. A biolinguística e a capacidade humana. In: CHOMSKY, N. Linguagem e mente. São Paulo: Editora da UNESP, 2009. p. 311-332.

DAVIS, C.; SILVA, M. A. S. S. E.; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, 1989. p. 49-54.

FERREIRA, M. M. A perspectiva sócio-cultural e sua contribuição para a aprendizagem de língua estrangeira: em busca do desenvolvimento. Revista Intercâmbio. São Paulo: v. 21, p. 38-61, 2010.

FRIEDRICH, J. O aporte específico da escola. In: FRIEDRICH, J. Lev Vigotski - Mediação, aprendizagem e desenvolvimento: Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 99-117.

LEGENDRE, M. Jean Piaget e o construtivismo na educação. In: GAUTHIER, C. TARDIF, M. A pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nosso dias. Petrópolis: Vozes, 2010a. p. 395- 424.

LEGENDRE, M. Lev Vygotsky e o construtivismo na educação. In: GAUTHIER, C. TARDIF, M. A pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010b. p. 425- 446.

ROSSI, A. F. E. Recontextualização do discurso da ciência da linguagem em livros didáticos de língua inglesa: uma proposta de letramento científico. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

STAATS, A. W. Behaviorismo social: uma ciência do homem com liberdade e dignidade (traduzido por Antonio Ribeiro de Almeida). In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro: v. 32, n. 4. p. 97-116, out./dez. 1980.

STETSENKO, A.; ARIEVITCHL, I. Teaching. Learning and development: a post-vygotskian perspective. 2013. Disponível em: http://people.ucsc.edu/~gwells/Files/Courses_Folder/documents/StetsenkoArievitchPost-VygPerspect.pdf. Acesso em: 30 jul. 2016.

TERRA. M. O behaviorismo em discussão. 2010. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/b00008.htm. Acesso em: 15 jun. 2015.

WALLACE, C. Critical reading in language education. New York: Palgrave Macmillan, 2003.

WATSON, J. Psychology as the behaviorist views it. Psychological Review. Washington: v. 101, n. 2, p. 248-253. 1994.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Como Citar

Nunes, G. G., & Rossi, A. E. (2017). Análise de um livro didático de língua portuguesa: concepções de aprendizagem subjacentes. Linguagens & Cidadania, 17(1). https://doi.org/10.5902/1516849225507