Análise de um livro didático de língua portuguesa: concepções de aprendizagem subjacentes

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225507

Schlagworte:

Concepções de aprendizagem, Língua Portuguesa, Livro didático

Abstract

Considerando as correntes behaviorista, cognitivista e sociocultural, o objetivo deste estudo é investigar a(s) concepção(ões) de aprendizagem subjacente(s) a um livro didático de língua portuguesa utilizado no ensino médio. Esse material é organizado em três blocos (Literatura, Gramática e Redação e Leitura), de modo que analisamos linearmente o primeiro capítulo de cada uma das partes (organização, textos, atividades, etc.). Resultados evidenciaram a predominância da perspectiva cognitivista de aprendizagem, pois a organização dos capítulos e as atividades propostas requerem, muitas vezes, o desenvolvimento de habilidades cognitivas do aluno, enfatizando leitura, interpretação, produção textual e relacionando aspectos gramaticais ao seu sentido no texto.

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Autor/innen-Biografien

Glivia Guimarães Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Ariane Escobar Rossi, Universidade Federal de Santa Maria,RS

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

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Veröffentlicht

2017-01-06

Zitationsvorschlag

Nunes, G. G., & Rossi, A. E. (2017). Análise de um livro didático de língua portuguesa: concepções de aprendizagem subjacentes. Linguagens & Cidadania, 17(1). https://doi.org/10.5902/1516849225507