PODE FALAR “FILHO, VOCÊ É BICHA?”: NARRATIVAS DE SAÍDA DO ARMÁRIO EM VÍDEOS DO YOUTUBE

Autor/innen

  • Thais de Freitas Mondini Belletti Pontífica Universidade do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232445

Schlagworte:

Narrativa. Identidade. Discurso. Sexualidade.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo analisar narrativas de saída do armário, ou seja, o momento em que um indivíduo expõe sua identidade homossexual a outra pessoa. O ato de sair do armário apresenta ter um papel fundamental na construção de uma identidade sexual que não a heterossexual, pois esta ação implica declarar uma posição diferente do padrão ditado por uma sociedade heteronormativa. Em tal contexto, assumir-se homossexual significa uma ato de resistência contra a manutenção de práticas discursivas hegemônicas que moldam uma sociedade em que a norma é a heterossexualidade. O foco no estudo da narrativa se dá, pois entendemos que esta é usada para organizar a experiência humana. Seu estudo, assim, contribui para a compreensão que os indivíduos fazem do mundo e de si mesmos. Nesse trabalho, abordaremos três suportes teóricos: narrativas de experiência pessoal (Labov e Waletzky, 1967; Labov, 1972), narrativas de histórias de vida  (Linde, 1993), e pequenas narrativas (Bamberg e Georgakopoulou, 2008). Por meio de dois vídeos no Youtube, analisamos duas narrativas que apresentam a temática do ato de sair do armário, com o objetivo de mostrar como essas narrativas são construídas e como as identidades sociais são negociadas no discurso.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Thais de Freitas Mondini Belletti, Pontífica Universidade do Rio de Janeiro

Mestra em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Possui graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua estrangeira e segunda língua, ensino, cultura brasileira, literatura brasileira, inglês.

Literaturhinweise

BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small sotries as a new perspective in narrative and identity analysis. In: Text&Talk. 28-3, 2008.

BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais-uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2 , p. 74-87, 2005.

BAUMAN, R. Story, performance and event. Contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: ___. Language in the inner city. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1972.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience: In: HELM, J. (org.) Essays on verbal and visual arts, Seattle, University of Washington Press, 1967.

LINDE, C. Life stories. The creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.

MOITA LOPES, L. P. Práticas narrativas como espaço de construção de identidades sociais: uma abordagem sociocronstrutivista. Narrativa, Identidade e Clínica, 2001.

SAINDO DO ARMÁRIO #35. [Entrevista disponibilizada em 25 de março de 2015, a Internet]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fu56TO8ZmBI> Acesso em: 4 set. 2016.

VIAJA BI! entrevista Pedro HMC (Põe na Roda) (1/2) | Saindo do Armário. [Entrevista disponibilizada em 22 de março de 2015, a Internet]. Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=klH1BjFBpNo> Acesso em: 4 set. 2016.

Veröffentlicht

2018-12-28

Zitationsvorschlag

Belletti, T. de F. M. (2018). PODE FALAR “FILHO, VOCÊ É BICHA?”: NARRATIVAS DE SAÍDA DO ARMÁRIO EM VÍDEOS DO YOUTUBE. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232445