A escolarização da leitura no Brasil: uma visão histórica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849223799Palavras-chave:
Escolarização, Leitura, Contexto históricoResumo
O presente estudo faz uma análise da trajetória histórica da relação entre educação e escolarização da leitura no Brasil. Enfoca-se o acesso a materiais de leitura na escola, a criação das bibliotecas escolares, as políticas públicas imbricadas nesse processo e as maneiras pelas quais estas serviram para atender as funções do ensino da leitura em cada época. Trata-se também das restrições de acesso ao livro no contexto brasileiro. Conclui-se que a escolarização da leitura serviu, primeiramente, para atender às intenções religiosas, políticas ou econômicas, tendo importância secundária seu desenvolvimento como promoção intelectual e cultural dos sujeitos, causando visíveis consequências no modo como se desenvolvem as práticas de leitura ao longo do tempo.Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Unesp: Hucitec, 1998.
BECKER, Celia Doris. História da literatura infantil brasileira. In.: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre. Artmed, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf . Acesso em 15/07/2012
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo. Moderna, 2010.
FERNANDES, Mariana de Oliveira Torres. Educação brasileira: passado, presente e futuro - O Conhecimento Através de uma Abordagem Estratégica. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaoobrasil/. Acesso em: 15/07/2012
FERREIRA, Naura S. C.. A gestão da educação e as políticas de formação de profissionais da educação: desafios e compromissos. In: FERREIRA, Naura; AGUIAR, Márcia (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.
FRAGO, Antonio Vinao. O discurso bibliotecário sobre a leitura. Pátio: revista Pedagógica, Porto Alegre, n.14, ago. set., 2000.
HANSEN, João Adolfo. Leituras coloniais. In.: ABREU, Márcia. (org.) Leitura, história e história da leitura. São Paulo. FAPESP, Mercado Letras, 2002.
LAJOLO, Marisa. Projeto memória de leitura: pressupostos e itinerários. In.: ABREU, Márcia. (org.) Leitura, história e história da leitura. São Paulo. FAPESP, Mercado Letras, 2002.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo. Ática, 2003.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Schwarcs Ltda, 2001.
MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. São Paulo: Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1979.
NICOLIELO, Bruna. Beabá do Brasil. Educar para crescer. Boletim da educação. 2009 http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-lista/index.shtml?172879. Acesso em: 10/06/2013.
Retratos da Leitura no Brasil. Realização Instituto do livro. IPL. Disponível em: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf. Acesso em 15/07/2012
RIBEIRO, V. M. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, dez. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf. Acesso em 10/06/2013.
SILVA, Ezequiel T. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas, SP: Papirus, 1986.
SILVA, Vera Maria Tetzmann. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SOARES, Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 1998
SOARES, Magda B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Martins; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria
Zélia V. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Revista Trans-in-formação 2(1): 15 - 24, jan/abr.1990. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=14455. Acesso em: 15/07/2012.
VILELA, Thiago Dutra. História da educação no Brasil – Linha do tempo. 2011. Disponível em:http://issuu.com/ocomprimido/docs/historia_da_educacao_no_brasil_-_linha_do_tempo. Acesso em: 15/07/2012.
VILLALTA, Luiz Carlos. Os leitores e os usos dos livros na América portuguesa. In.: ABREU, Márcia. (org.) Leitura, história e história da leitura. São Paulo. FAPESP, Mercado Letras, 2002.