A escolarização da leitura no Brasil: uma visão histórica

Autor/innen

  • Elisandra Lorenzoni Leiria Universidade de Santa Cruz (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849223799

Schlagworte:

Escolarização, Leitura, Contexto histórico

Abstract

O presente estudo faz uma análise da trajetória histórica da relação entre educação e escolarização da leitura no Brasil. Enfoca-se o acesso a materiais de leitura na escola, a criação das bibliotecas escolares, as políticas públicas imbricadas nesse processo e as maneiras pelas quais estas serviram para atender as funções do ensino da leitura em cada época. Trata-se também das restrições de acesso ao livro no contexto brasileiro. Conclui-se que a escolarização da leitura serviu, primeiramente, para atender às intenções religiosas, políticas ou econômicas, tendo importância secundária seu desenvolvimento como promoção intelectual e cultural dos sujeitos, causando visíveis consequências no modo como se desenvolvem as práticas de leitura ao longo do tempo.

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Autor/innen-Biografie

Elisandra Lorenzoni Leiria, Universidade de Santa Cruz (UNISC)

Mestranda em Letras - Leitura e Cognição, UNISC.

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Veröffentlicht

2016-09-06

Zitationsvorschlag

Leiria, E. L. (2016). A escolarização da leitura no Brasil: uma visão histórica. Linguagens & Cidadania, 14(1). https://doi.org/10.5902/1516849223799