PODE FALAR “FILHO, VOCÊ É BICHA?”: NARRATIVAS DE SAÍDA DO ARMÁRIO EM VÍDEOS DO YOUTUBE

Autores

  • Thais de Freitas Mondini Belletti Pontífica Universidade do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232445

Palavras-chave:

Narrativa. Identidade. Discurso. Sexualidade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar narrativas de saída do armário, ou seja, o momento em que um indivíduo expõe sua identidade homossexual a outra pessoa. O ato de sair do armário apresenta ter um papel fundamental na construção de uma identidade sexual que não a heterossexual, pois esta ação implica declarar uma posição diferente do padrão ditado por uma sociedade heteronormativa. Em tal contexto, assumir-se homossexual significa uma ato de resistência contra a manutenção de práticas discursivas hegemônicas que moldam uma sociedade em que a norma é a heterossexualidade. O foco no estudo da narrativa se dá, pois entendemos que esta é usada para organizar a experiência humana. Seu estudo, assim, contribui para a compreensão que os indivíduos fazem do mundo e de si mesmos. Nesse trabalho, abordaremos três suportes teóricos: narrativas de experiência pessoal (Labov e Waletzky, 1967; Labov, 1972), narrativas de histórias de vida  (Linde, 1993), e pequenas narrativas (Bamberg e Georgakopoulou, 2008). Por meio de dois vídeos no Youtube, analisamos duas narrativas que apresentam a temática do ato de sair do armário, com o objetivo de mostrar como essas narrativas são construídas e como as identidades sociais são negociadas no discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais de Freitas Mondini Belletti, Pontífica Universidade do Rio de Janeiro

Mestra em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Possui graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua estrangeira e segunda língua, ensino, cultura brasileira, literatura brasileira, inglês.

Referências

BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small sotries as a new perspective in narrative and identity analysis. In: Text&Talk. 28-3, 2008.

BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais-uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2 , p. 74-87, 2005.

BAUMAN, R. Story, performance and event. Contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: ___. Language in the inner city. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1972.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience: In: HELM, J. (org.) Essays on verbal and visual arts, Seattle, University of Washington Press, 1967.

LINDE, C. Life stories. The creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.

MOITA LOPES, L. P. Práticas narrativas como espaço de construção de identidades sociais: uma abordagem sociocronstrutivista. Narrativa, Identidade e Clínica, 2001.

SAINDO DO ARMÁRIO #35. [Entrevista disponibilizada em 25 de março de 2015, a Internet]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fu56TO8ZmBI> Acesso em: 4 set. 2016.

VIAJA BI! entrevista Pedro HMC (Põe na Roda) (1/2) | Saindo do Armário. [Entrevista disponibilizada em 22 de março de 2015, a Internet]. Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=klH1BjFBpNo> Acesso em: 4 set. 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Belletti, T. de F. M. (2018). PODE FALAR “FILHO, VOCÊ É BICHA?”: NARRATIVAS DE SAÍDA DO ARMÁRIO EM VÍDEOS DO YOUTUBE. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232445