Estudo comparativo entre o Ciclo de ensino/aprendizagem da LSF e a Sequência didática do ISD: construtos teóricos e procedimentos metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849234559Palavras-chave:
Ensino por gêneros, Ciclo de Ensino/Aprendizagem, Sequência Didática, Ensino de LAResumo
A publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para ensino fundamental e para o ensino médio (BRASIL, 1999) iniciou uma discussão sobre a necessidade de realizar uma mudança de perspectiva no ensino de línguas no Brasil. As orientações desses documentos propuseram que o foco das tarefas não estivesse apenas em aspectos do sistema linguístico, mas no trabalho com a construção de sentido por meio dos textos (BRASÍLIA, 2010). Este artigo propõe-se a discutir o ensino de Língua Adicional (LA), pautado pelos gêneros, de acordo com dois modelos de didatização: o Ciclo de Ensino/Aprendizagem (CEA) (MARTIN; ROSE, 2012; ROSE, 2013) e a Sequência Didática (SD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ, 1999). Para isso, metodologicamente, realiza-se uma revisão teórica dos conceitos centrais dessas perspectivas, a fim de compreender o modo como constroem sua proposta didática. Após cotejá-las, pôde-se observar que apresentam semelhanças, uma vez que estabelecem o gênero como elemento organizador e intermediador da aprendizagem escolar. Além disso, ambas entendem que a aprendizagem ocorre na ZDP, facilitada pelo andaimento. No entanto, observa-se uma diferença na sua estruturação procedimental. Enquanto a SD organiza-se a partir de uma primeira produção escrita ou oral, o CEA é sistematizado a partir de uma atividade de leitura e análise textual. Isso significa que, antes do aluno realizar a tarefa, o professor mostra-lhe como fazê-la. A opção por uma ou outra metodologia para o ensino de LA poderá variar de acordo com a proficiência dos estudantes e/ou com o conhecimento que o professor possui das competências que precisam ser desenvolvidas pelos discentes.
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