Material didático visual no ensino de inglês como língua adicional para estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234536

Palavras-chave:

LIBRAS, Ensino de Língua Inglesa, Letramento visual

Resumo

O debate sobre a educação de surdos vem gradativamente recebendo mais atenção na academia e na mídia. Como resultado, importantes avanços têm sido alcançados em termos de legislação sobre os direitos das pessoas surdas. Por exemplo, no campo das linguagens, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi reconhecida como primeira língua para propósitos de comunicação e formação de professores para o ensino de estudantes surdos (BRASIL, 2002, 2005). O ensino de Línguas Adicionais nesse contexto, especialmente a Língua Inglesa, não possui legislação específica e, assim, segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabelece a oferta da disciplina a partir do sexto ano do ensino fundamental (BRASIL, 1996). Além da falta de diretrizes para o ensino de Língua Inglesa para estudantes surdos, identificamos também escassez de estudos sobre a produção de materiais didáticos para esse público. A partir dessas considerações, propomos material didático visual que visa, a partir de uma perspectiva sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) desenvolver a formação de vocabulário em Inglês como Língua Adicional à LIBRAS. As atividades foram desenvolvidas em uma escola bilíngue da rede estadual do Rio Grande do Sul, de abril a dezembro de 2017. Entre os resultados observados, os estudantes passaram a utilizar o material proposto como uma fonte de referência extra para as demais atividades realizadas nas aulas de Língua Inglesa e apresentaram boa receptividade à proposta. Adicionalmente, ao longo do período, observamos que a utilização do material influenciou positivamente o desempenho dos estudantes nas tarefas avaliativas.

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Biografia do Autor

Odon Bastos Dias, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), área de pesquisa em Tecnologia da Informação: heurísticas, máquinas não-relacionadas e seqüenciamento. Foi Professor Substituto no Depto. de Eletrônica e Computação da UFSM durante dois contratos temporários. Foi professor estadual contratado no período de 2003-2016, em 40 horas, no curso técnico de informática do Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra, Júlio de Castilhos, RS. Atualmente está cursando o último semestre de graduação em Letras - Lic.- Hab. Inglês e Literaturas Língua Inglesa, na Universidade Federal de Santa Maria. 

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). É doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos pela mesma instituição e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP). Possui experiência docente no ensino de língua inglesa nos níveis fundamental, médio, técnico e superior, em instituições de ensino públicas e privadas.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Dias, O. B., & Schmidt, A. P. C. (2019). Material didático visual no ensino de inglês como língua adicional para estudantes surdos. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234536