SOBRE O USO DE LITERATURA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES E POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232298

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Análise do discurso, Ensino de língua inglesa

Resumo

Resistindo a sua própria historicidade e explorando uma linguagem que apela as maiores subjetividades do sujeito, o potencial de formação crítica por parte da literatura nos parece fato consumado.Daí a pergunta: será que, em linhas gerais, existe unanimidade com relação a sua utilização na sala de aula de língua inglesa? E, independente disso, será que os caminhos pouco palpáveis da literatura se encaixam nos programas metodológicos atuais? Com o intuito de ao menos tentar sugerir respostas para essas perguntas, o objetivo geral deste trabalho é analisar os discursos de professores de língua inglesa – coletados através de um questionário online – que fazem pouco uso da literatura em sala de aula, bem como suas justificativas para isso. Como arcabouço analítico para essa investigação, trouxemos principalmente as contribuições da análise do discurso francesa. Nossa investigação centra-se nas seguintes premissas: 1) A ênfase científica na necessidade e importância do letramento literário está ainda aquém das relações pessoais que os próprios professores estabelecem com a literatura; e 2) certas máximas resultantes de concepções equivocadas de língua tornaram a literatura um objeto pouco convidativo em um contexto “comunicativo”.Isto posto, concluímos que os dados interpretados nesse estudo demonstram o quanto ainda é conturbada a inserção do gênero literário dentro da sala de aula de língua inglesa.

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Biografia do Autor

André Luís Specht, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Davi Silva Gonçalves, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Doutor em Teoria, crítica e história da tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Specht, A. L., & Gonçalves, D. S. (2018). SOBRE O USO DE LITERATURA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES E POTENCIALIDADES. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232298