Desfazendo o mito do super-herói docente

Autores

  • Rogério Alencar Ferraz de Andrade Colégio Vicentino Santa Cecília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228978

Palavras-chave:

Professor, Língua materna, Aprendizagem

Resumo

Este artigo procura investigar acerca da influência das concepções sociais sobre a figura do professor de Língua Materna como único responsável pela motivação dos alunos para a aprendizagem. Com uma breve introdução acerca do desenvolvimento da teoria da motivação pelas duas principais correntes psicológicas que situam a aprendizagem como centro de sua preocupação e uma análise das posturas defendidas pela teoria relacional de Joseph Nuttin e complementadas pela pedagogia simbólica junguiana, o artigo tenta descrever a importância dos fatores que normalmente são deixados de lado nos estudos comumente desenvolvidos.  Trata-se da tentativa de voltar os olhares dos educadores para outros paradigmas essenciais na ordem do aprender e do significar a tarefa dos educadores entre si, com os alunos e com toda a sociedade.

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Biografia do Autor

Rogério Alencar Ferraz de Andrade, Colégio Vicentino Santa Cecília

Doutor em Letras pela Uniritter/UCS. Mestre em Educação pela UFSM (2002). MBA em Recursos Humanos pela Uninter. Possuo graduação m Letras pela Universidade de Cruz Alta (1999), Graduação em bacharelado em Teologia pelo Centro De Estudos Teológicos J. Vianney (1996). Diretor Acadêmico da Faculdade De Tecnologia La Salle Estrela, Coordenador De Pós-Graduação Da FTLE e Professor - Colegio La Salle São João. Diretor Geral Do Colégio Santa Rosa De Lima-Lages/Sc, De 2013 A 2018 E, Atualmente é Diretor Pedagógico Do Colégio Santa Cecília. 

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

Andrade, R. A. F. de. (2017). Desfazendo o mito do super-herói docente. Linguagens & Cidadania, 6(2). https://doi.org/10.5902/1516849228978