A Teoria Atribucional: (re)conceituando a motivação na aprendizagem

Autores

  • Rogério Alencar Ferraz de Andrade Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228958

Palavras-chave:

Teoria Atribucional, Motivação, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor alguns aspectos referentes às possíveis variáveis intervenientes na formação dos conceitos de motivação para a aprendizagem e suas implicações na práxis educacional. Trata-se de investigar a que ou a quem o sujeito atribui o êxito ou o fracasso de seus empreendimentos e como isso interfere na consecução de novos objetivos. Examina-se ainda como a teoria da atribuição compreende a motivação para a aprendizagem. E, por fim, que caminhos os educadores podem tomar no sentido de re-significar suas compreensões acerca do desempenho positivo ou negativo dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Alencar Ferraz de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

DOUTOR EM LETRAS pela UNIRITTER/UCS. MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UFSM (2002).MBA EM RECURSOS HUMANOS PELA UNINTER. Possuo graduação em LETRAS pela UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (1999), graduação em BACHARELADO EM TEOLOGIA pelo CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS J. VIANNEY (1996). DIRETOR ACADÊMICO da FACULDADE DE TECNOLOGIA LA SALLE ESTRELA, Coordenador de Pós-Graduação da FTLE e professor - Colegio La Salle São João. Membro da Comissão de Formação da Província Lassalista de Porto Alegre e Membro do Conselho de Ensino Superior da Província Lassalista de Porto Alegre.Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, humanização, ensino religioso, educação e diálogo. ADVISOR de empresas, escolas e hospitais. Consultor para Formação de Equipes de Alto Desempenho dos Hospitais de Lages/SC, São Bento do Sul,SC, Tubarão/SC, Blumenau/SC, dentre outros. Coordenei o processo de Credenciamento da Faculdade La Salle Estrela e os processos de Autorização dos cursos de Graduação. Elaborei e coordenei o desenvolvimento de 12 cursos de pós-graduação lato sensu. Coordenação de projetos pedagógicos, processos de Gestão Educacional no Ensino Superior e Coordenação de Equipes. Atualmente DIRETOR GERAL DO COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA-LAGES/SC.

Referências

CAMPOS, Dinah M. de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 11a. Ed. Vozes,

Petrópolis: 1979.

ENRICONE, Délcia (org), Ser professor. 2a. ed. Edipucrs, POA: 2002.

HADJI, Charles. Pensar & agir a educação. Ed. Artmed, POA:2001.

HELLER, A. A teoria de los sentimientos. Fontamara, Barcelona: 1982.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Ed. UFMG, Belo

Horizonte: 2001.

REIGELUTH, Charles M. (ED) Diseño de la instrucción. Teorías y modelos. Un

nuevo paradigma da la teoria de la instrucción. Parte I. Ed. Santillana. Madrid:

Na Internet: www.uv.es/RELIEVE/v7n2/1htm. El proceso teorico de la

atribuición.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Andrade, R. A. F. de. (2017). A Teoria Atribucional: (re)conceituando a motivação na aprendizagem. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228958

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)