Ensino/aprendizagem de leitura e a questão dos gêneros do discurso: aspectos teórico-aplicados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228303

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, Leitura, Gêneros do discurso

Resumo

Researches and discussions about language teaching have been presented through different perspectives in the area of Applied Linguistic (AL) (Almeida Filho, 2000; Celani, 2000; Jurado & Rojo, 2006; Kleiman, 2006; Motta-Roth, 2005; Moita Lopes, 2006; Signorini, 2006;). Among the several theoretical and methodological aspects approached by AL, the reading teaching has been represented an important role. Based on that, the present work aims to (a) discuss about the teaching reading theories; (b) present theoretical and methodological aspects concerning the concept and functionality of discourse genres according to the Discourse Analysis from Mikhail Bakhtin and (c) explain the contribution of discourse genres to the teaching/learning of reading.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq).Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

Referências

AEBERSOLD, J. A. & FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher. New York: CUP, 1997.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Crise, Transição e Mudança no Currículo de Formação de Professores de Línguas. In: FORTKAMP, M. B. M. & TOMITCH, L. M. B. (orgs.) Aspectos da Lingüística Aplicada – Estudos em Homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 33-50.

BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-326.

BAKHTIN, M. (Voloshinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BAZERMAN, C.; A. P. DIONÍSIO; J. C. HOFFNAGEL. (Orgs.). Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2005.

BAZERMAN, C. Gêneros, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

CELANI, M. A. A. A Relevância da Lingüística Aplicada na Formulação de uma Política Educacional Brasileira. In: FORTKAMP, M. B. M. & TOMITCH, L. M. B. (orgs.) Aspectos da Lingüística Aplicada – Estudos em Homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 17-32.

EGGINS, S. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. London: Printer, 1994.

FÁVERO, L. L. & KOCH, I. G. V. Lingüística Textual: Introdução. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1992.

HALLIDAY, M.A.K. & HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HEBERLE, V. M. Análise Crítica do Discurso e Estudos de Gênero (Gender): Subsídios para a Leitura e Interpretação de Textos. In: FORTKAMP, M. B. M. & TOMITCH, L. M. B. (orgs.) Aspectos da Lingüística Aplicada – Estudos em Homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 289-316.

JURADO, S. & ROJO, R. A Leitura no Ensino Médio: O que dizem os documentos oficiais e o que se faz? In: BUZEN, C. & MENDONÇA, M. (orgs.) Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 37-56.

KLEIMAN, A. B. Leitura e Prática Social no Desenvolvimento de Competências no Ensino Médio. In: BUZEN, C. & MENDONÇA, M. (orgs.) Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 23-36.

MOITA LOPES, L. P. da. (org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOTTA-ROTH, D. (org). Leitura em Língua Estrangeira na Escola - Teoria e Prática. Santa Maria: EDUFSM, 1998.

MOTTA-ROTH, D. Questões de Metodologia em Análise de Gêneros. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. Gêneros Textuais – Reflexões e Ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. p. 179-202.

RODRIGUES. R. H. Os Gêneros do Discurso na Perspectiva Dialógica da Linguagem: A Abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, A. & MOTTAROTH, D. Gêneros – Teorias, Métodos e Debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.

SILVA, S. B. B. da. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Formação do Professor: Quais as Contribuições Possíveis? In: KLEIMAN, A. A Formação do Professor: Perspectivas da Lingüística Aplicada. Campinas? SP: Mercado de Letras, 2001. p. 95-114.

SIGNORINI, I. (org.) Gêneros Catalisadores – Letramento e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. UR, P. A Course in Language Teaching. Cambridge: CUP, 1996.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Pereira, R. A. (2017). Ensino/aprendizagem de leitura e a questão dos gêneros do discurso: aspectos teórico-aplicados. Linguagens & Cidadania, 9(1). https://doi.org/10.5902/1516849228303

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)