A organização da escola: o diretor e seu trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228247

Palavras-chave:

School, Work, Director, Management, Organization

Resumo

This article is so simple and clear, present the work of a school principal in the interests of management and commitment to education and learning. It is necessary to establish, for this, a relationship between work and school in order to refer to the commitment of what historically has been seen in contemporary capitalist society, the formation of human capital to the labor market. In seeking a new paradgm of management,all committed to the educational process, it is thought to relate the work of the school principal with the other actors of the educational process, including it as an employee education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Adilson Santos Antunes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Supervisão Escolar pela Universidade da Região da Campanha (1996) e Especialização em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Práticas Escolares, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). É Analista - Pedagogo do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul e professor nível 6 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Desempenhou a função de Coordenador Regional de Educação da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Bagé/RS no período de agosto de 2007 a junho de 2010. É professor do Curso de Pedagogia na Universidade da Região da Campanha, Campus de Bagé/RS, licenciado desde outubro de 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, sistema de ensino, gestão educacional/escolar, referencial curricular e práticas pedagógicas. Associado efetivo da Associação dos Supervisores do Estado do Rio Grande do Sul - ASSERS, desde 1996, tendo desempenhado, em duas gestões, a função de conselheiro fiscal na diretoria central. Foi Secretário Municipal de Educação de Aceguá/RS, de março a agosto de 2013. e membro suplente do CONSEME/UNDIME/RS, representando os municípios da ASSUDOESTE, para o biênio 2013/2014, até agosto de 2013. Atualmente atua na Assessoria Técnica do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e na Coordenadoria de Suspensão de Condutores no DETRAN/RS.

Jorge Luiz da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu - AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Referências

ANTUNES, R. Dimensões da precarização estrutural do trabalho. In: DRUCK, G; FRANCO, T. A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo Editoria, 2007, p.13-22.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p.152-165, jan./abr. 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. La ideologia alemana. Montevideo: Pueblos Unidos; Barcelona: Grijalbo, 1974.

GENTILI, P. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L. (Org.) Capitalismo, trabalho e educação. São Paulo: Cortez Autores Associados, 2002.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009 (Coleção Docência em Formação). LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006 (Série: Cadernos de Gestão, v. 1).

PARO, V.H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2009 (Série: Educação em ação).

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação no Brasil: limites e perspectivas. In:: Educ. Soc., Campinas, v. 18, n. 100 – Especial, p. 921-946, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1428100.pdf.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Antunes, J. A. S., & Cunha, J. L. da. (2017). A organização da escola: o diretor e seu trabalho. Linguagens & Cidadania, 11(1). https://doi.org/10.5902/1516849228247