O método instrução ao sósia(ias) na pesquisa sobre o trabalho docente

Autores

  • Raquel da Silva Goulart Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Bianchi Gatto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222830

Palavras-chave:

Coleta de dados, Instrucción al sosia, Trabajo docente

Resumo

Este estudio explora el procedimiento de instrucción al sosia en pesquisas acerca del trabajo docente. Esto es un recurso utilizado, muchas veces para reunir dados de trabajos, los cuáles analizan las reconfiguraciones del actuar docente en textos orales y escritos, como documentos oficiales, discurso de profesores y de alumnos; libros didácticos, medios de comu-nicación, entre otros recursos pertinentes para la actividad educacional. Así, nos dedicamos a mostrar la origen y la reformulación de este método y, por otro lado, examinamos dos teses que la utilizaron como un recurso metodológico útil para la comprensión del trabajo docente. De esa forma, presentamos las ventajas y las limitaciones de la utilización de esta metodología en eses trabajos, asimismo como aspectos relevantes que serán utilizados y/o adaptados en el análisis de las representaciones del trabajo del profesor de portugués de la educación básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bianchi Gatto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel (org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Lon-drina: Eduel, 2004.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. Pe-trópolis, RJ: Vozes, 2006.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte : Fabrefactum, 2010.

MACHADO, Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. (Re)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológi-ca do Grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, Anna Rachel e cols. Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. ABREU-TARDELLI, Lília Santos e CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (orgs.). Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 31-77.

OLIVEIRA, Siderlene Muniz. O trabalho representado do professor de Pós-Graduação de uma universidade pública. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

PINTO, Adriana Cintra de Carvalho. Trabalho docente (re)velado no dizer do professor de ensino fundamental. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguísti-ca Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.16

RODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio. A autoconfrontação simples e a instrução ao sósia: entre diferenças e semelhanças. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Uni-versidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

SAUJAT, Frédéric. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, Anna Rachel (org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem. (Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estu-dos da Linguagem), - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Como Citar

Goulart, R. da S., & Gatto, V. B. (2016). O método instrução ao sósia(ias) na pesquisa sobre o trabalho docente. Linguagens & Cidadania, 15(1). https://doi.org/10.5902/1516849222830

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)