O ensino de língua portuguesa como língua adicional: uma experiência com unidades didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234420

Palavras-chave:

Material didático, Língua adicional, Prática social

Resumo

O Vale do Taquari/RS recebe, desde 2014, um grande número de imigrantes de diversos países, como Haiti, Senegal, Bangladesh, etc. Surgiu, então, a necessidade de integrar esses cidadãos - em sua maioria adultos alfabetizados - à comunidade local, através de aulas de Língua Portuguesa como Língua Adicional. Este trabalho pretende apresentar um material de ensino produzido pelos professores e alunos integrantes do Projeto de Extensão Veredas da Linguagem da Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES. O material é dividido em unidades didáticas, que mantêm uma temática, mas seguem um percurso didático definido e distribuído em seções que envolvem o estudo da língua em uso e a gramática. Sua criação decorre, não só da necessidade de usar um material autêntico e vinculado ao contexto da região em que os imigrantes se inserem, como também da necessidade de facilitar o trabalho de voluntários que ministram essas aulas semanalmente. Cabe ressaltar que a elaboração das unidades se baseou na concepção de linguagem como prática social, pautada em temas que visam contribuir para a inserção desses alunos na sociedade. Percebe-se que o trabalho com unidades didáticas tem gerado resultados positivos, pois possibilita aos alunos terem em mãos a unidade didática completa, o que facilita a dinâmica das aulas, permitindo a visualização de todas as atividades: as já realizadas e as que ainda serão desenvolvidas. Além disso, facilita o trabalho do professor, que poderá dar continuidade às aulas, estabelecendo retomadas do conteúdo já visto e promovendo atividades extras que poderão enriquecer o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Makeli Aldrovandi, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2011), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Garine Keller, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2011). Graduação em Letras Licenciatura - Hab. Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008) e graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela UNISINOS (2002). Atualmente, faz parte do corpo docente da UNIVATES. 

Grasiela Kieling Bublitz, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e mestre em Linguística pela mesma instituição. Graduou-se em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1987) e em Letras pela Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (1997). É professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua nos cursos de Letras e Pedagogia.

Maristela Juchum, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Univates (1993), especialização em Leitura e Ensino Básico pelo Centro Universitário Univates (1998), mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2009) e doutorado em Letras, Especialidade em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É coordenadora de área do Núcleo de Letras do Pibid/UNIVATES. É professora de Língua Portuguesa da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: PEREIRA, M. E. G. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

JUCHUM, M. Letramentos acadêmicos: os projetos de trabalho na universidade. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: ___. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 21-48.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Referenciais Curriculares. Lições do Rio Grande – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Volume I. Porto Alegre, RS. 2009.

SCHLATTER, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Revista Calidoscópio. v. 7, n. 1, p. 11-23, jan/abr 2009.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Aldrovandi, M., Keller, G., Bublitz, G. K., & Juchum, M. (2019). O ensino de língua portuguesa como língua adicional: uma experiência com unidades didáticas. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234420