O ensino de língua portuguesa como língua adicional: uma experiência com unidades didáticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849234420Palavras-chave:
Material didático, Língua adicional, Prática socialResumo
O Vale do Taquari/RS recebe, desde 2014, um grande número de imigrantes de diversos países, como Haiti, Senegal, Bangladesh, etc. Surgiu, então, a necessidade de integrar esses cidadãos - em sua maioria adultos alfabetizados - à comunidade local, através de aulas de Língua Portuguesa como Língua Adicional. Este trabalho pretende apresentar um material de ensino produzido pelos professores e alunos integrantes do Projeto de Extensão Veredas da Linguagem da Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES. O material é dividido em unidades didáticas, que mantêm uma temática, mas seguem um percurso didático definido e distribuído em seções que envolvem o estudo da língua em uso e a gramática. Sua criação decorre, não só da necessidade de usar um material autêntico e vinculado ao contexto da região em que os imigrantes se inserem, como também da necessidade de facilitar o trabalho de voluntários que ministram essas aulas semanalmente. Cabe ressaltar que a elaboração das unidades se baseou na concepção de linguagem como prática social, pautada em temas que visam contribuir para a inserção desses alunos na sociedade. Percebe-se que o trabalho com unidades didáticas tem gerado resultados positivos, pois possibilita aos alunos terem em mãos a unidade didática completa, o que facilita a dinâmica das aulas, permitindo a visualização de todas as atividades: as já realizadas e as que ainda serão desenvolvidas. Além disso, facilita o trabalho do professor, que poderá dar continuidade às aulas, estabelecendo retomadas do conteúdo já visto e promovendo atividades extras que poderão enriquecer o aprendizado.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: PEREIRA, M. E. G. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
JUCHUM, M. Letramentos acadêmicos: os projetos de trabalho na universidade. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: ___. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 21-48.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Referenciais Curriculares. Lições do Rio Grande – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Volume I. Porto Alegre, RS. 2009.
SCHLATTER, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Revista Calidoscópio. v. 7, n. 1, p. 11-23, jan/abr 2009.