As crenças em linguística aplicada e os aspectos da relação crença-ação

Autores

  • Andriza Pujol de Ávila Instituto Federal Farroupilha, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234567

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Crenças, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Sobre a importância do papel das crenças de professores e alunos, entende-se que revelá-las permite uma melhor adequação de objetivos, conteúdos e procedimentos e, consequentemente, chances de maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2006). Este estudo apresenta uma síntese do construto crenças no âmbito da Linguística Aplicada no Brasil e propõe reflexões sobre os aspectos da relação crença e ação no ensino e avaliação de línguas. Por fim, são apresentados os resultados de algumas pesquisas com o tema avaliação da aprendizagem envolvendo crença-ação. Conclui-se que mudanças significativas nas práticas docentes passam pela identificação e reflexão das crenças pelos professores, seja nos cursos de formação inicial ou continuada.

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Biografia do Autor

Andriza Pujol de Ávila, Instituto Federal Farroupilha, Santa Maria, RS

Doutora em Letras- Estudos Linguísticos- UFSM. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria; Possui graduação em Letras - língua portuguesa, língua espanhola pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2008). Professora no Instituto Federal Farroupilha.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Ávila, A. P. de. (2019). As crenças em linguística aplicada e os aspectos da relação crença-ação. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234567