Aspectos da Ditadura Militar presentes nos romances Dois irmãos e Cinzas do Norte de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X83756Palavras-chave:
Milton Hatoum, Ditadura militar, Literatura e sociedadeResumo
O objetivo desse artigo é discutir o papel da ditadura militar brasileira na estruturação dos romances Dois irmãos (2004) e Cinzas do norte (2006) de Milton Hatoum. Mais do que um pano de fundo, a eclosão da ditadura militar na região norte do país trouxe consequências importantes para os personagens e os rumos dos romances mencionados. Se no primeiro romance a ditadura se coloca como um evento secundário, mas com resultados relevantes para narrador e narrativa, no segundo a presença da ditadura é intrínseca, podendo ser sentida estruturalmente em diversas esferas sociais.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Edigraf, 1963.
BIRMAN, Daniela. Entre-narrar: relatos da fronteira em Milton Hatoum. 1997. 291 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
BOLAÑO, Roberto. Noturno do Chile. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. (Introdução, apresentação e notas de Vinícius Dantas). São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
CECCARELLO, Vera Helena Picolo. A alegoria do dualismo brasileiro na obra “Dois irmãos” de Milton Hatoum. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2011.
COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Globo, 2006.
HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
HATOUM, Milton. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).