A cidade como espetáculo de sensações: o Rio de Janeiro em crônicas de Raul Pompéia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X69668Palavras-chave:
Raul Pompéia, Rio de Janeiro, Crônicas, Decadentismo, Romances de sensaçãoResumo
O artigo propõe uma leitura da representação do Rio de Janeiro em algumas crônicas de Raul Pompéia. Pretende-se mostrar como a modernização da cidade é descrita ora com traços decadentistas, ora com a exploração de técnicas narrativas típicas do romance de sensação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins, 1974.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 33. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
CAMINHA, Adolfo. Cartas literárias. Rio de Janeiro: s. e., 1895.
COUTINHO, Afrânio. Obras de Raul Pompéia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, OLAC, 1982.
DAMAZIO, Sylvia. Retrato social do Rio de Janeiro na virada do século. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
DELUMEAU. Medos de ontem e de hoje. In: NOVAES, Adauto, org. Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC-SP - SESC-SP, 2007.
DUQUE, Gonzaga. Horto de mágoas. 2. ed. Estudo introdutório Vera Lins; estabelecimento do texto Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.
EL FAR, Alessandra. Páginas de sensação: literatura popular e pornográfica no Rio de Janeiro (1870-1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MORATO, Miriam Cristina Fernandes Balo. O reflexo do cotidiano nas crônicas de Raul Pompéia; um olhar sobre a crônica jornalística-literária. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Letras, USP, 2008.
MURICY, José Cândido de Andrade. Panorama do movimento simbolista brasileiro. 2 V. 2a ed. Brasília: Conselho Federal de Cultura e Instituto Nacional do Livro, 1973.
PEREIRA, Lúcia Miguel. História da literatura brasileira: prosa de ficção (1870-1920). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988.
POMPÉIA, Raul. Crônicas do Rio. Organização de Virgílio Moretzsohn Moreira. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).