Estudo do conto Os caçadores de capibaras, de Augusto Roa Bastos

Autores

  • Amanda Dorr Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Eunice Terezinha Piazza Gai Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X16578

Resumo

O presente trabalho visa a estudar o conto "Os caçadores de Capibaras", de Augusto Roa Bastos. Para desenvolver o estudo, realiza-se um apanhado da vida e da obra do autor evidenciando sua importância na literatura latino americana. O conto inicia quando Margaret, protagonista, presencia o festival de San Juan, comemoração feita pelos carpincheros, povos nativos habitantes da região do Tebicuary Guairá. Margaret fica fascinada com os caçadores desde a primeira vez em que ela os vê e o desfecho da história se dá quando Margaret foge com eles. A literatura enquanto narrativa é capaz de transformar os seres humanos por permitir a fantasia, a presença do imaginário, o encantamento. Pode-se estudar esse conto dessa forma, pois as histórias narradas sobre os caçadores de capibaras pelas pessoas com quem a personagem se relaciona são capazes de fazê-la imaginar um mundo além daquele em que ela vive, além de mobilizá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Dorr, Universidade de Santa Cruz do Sul

Aluna do Mestrado em Letras Leitura e Cognição – UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista FAPERGS – RS, Brasil.

 

Eunice Terezinha Piazza Gai, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora Metrado em Letras Leitura e Cognição – UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul. RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Dorr, A., & Piazza Gai, E. T. (2015). Estudo do conto Os caçadores de capibaras, de Augusto Roa Bastos. Literatura E Autoritarismo, (25). https://doi.org/10.5902/1679849X16578