Seis contos da Era dos generais
DOI :
https://doi.org/10.5902/1679849X75398Mots-clés :
Ditadura, Repressão, Violência, Tortura, Conto brasileiroRésumé
Este ensaio analisa seis contos escritos e publicados durante a “ditadura escancarada” (GASPARI, 2002), instalada após a edição do Ato Institucional nº 5 (1968), época em que a violência e a tortura política institucionalizadas serviram ao regime autoritário como instrumento de coerção e extermínio para a repressão que dominou o país na era dos generais. O exame de contos de Flávio Moreira da Costa, Luiz Fernando Emediato e Roberto Drummond evidencia a prevalência de temas relacionados ao autoritarismo na ficção brasileira como fato que contribuiu para a permanência e a renovação da literatura naquele período.
Téléchargements
Références
AGGER, Inger, JENSEN, Sören Buus. A potência humilhada: tortura sexual de presos políticos de sexo masculino. Estratégias de destruição da potência do homem. In: Riquelme, Horacio (org.). Era de névoas: direitos humanos, mterrorismo de Estado e saúde psicossocial na América Latina. São Paulo: EDUC, 1993. p. 45-69.
AGUIAR, Flávio. A palavra no purgatório: literatura e cultura nos anos 70. São Paulo: Editora Boitempo, 1997.
COUTINHO, Eduardo. Literatura comparada e interdisciplinaridade. In: CUNHA, João Manuel dos Santos, OURIQUE, João Luis, NEUMANN, Gerson (orgs.). Literatura: crítica comparada. Pelotas: EDUFPel, 2011. p. 21-30.
DRUMMOND, Roberto. A morte de D. J. em Paris. São Paulo: Editora Ática, 1975.
EMEDIATO, Luiz Fernando. Os lábios úmidos de Marilyn Monroe. São Paulo: Editora Ática, 1978.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. 36ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LUCAS, Fábio (org.). Contos da repressão. Rio de Janeiro: Editora Record, 1987.
PELLEGRINO, Hélio. A tortura política. In: A burrice do demônio. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1988.
REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2006.
SANTIAGO, Silviano. Repressão e censura no campo das artes na década de 70. In: Vale quanto pesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução: Rosa Freire d‟Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: EDUFMG, 2007.
SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WILSON, Simon. A arte pop. Tradução: Maria Luiza Marques. Barcelona: Editorial Labor/Editorial Labor do Brasil, 1976.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).