Eva Luna e Sheherazade: tecelãs do destino
DOI :
https://doi.org/10.5902/1679849X75391Mots-clés :
Intertextualidade, Literatura de mulheres, NarrativaRésumé
A partir de estudos sobre intertextualidade e sobre literatura de mulheres, este artigo propõe uma análise comparativa entre as personagens narradoras Eva Luna, do romance homônimo de Isabel Allende, e Sheherazade, de As mil e uma noites. Verificando o modo como elas constroem suas narrativas para salvar suas vidas e determinar seus destinos, buscar-se-á mostrar como o romance de Allende retoma o texto árabe em um novo contexto.
Téléchargements
Références
ALLENDE, Isabel. Eva Luna. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1987.
ALLENDE, Isabel. Meu país inventado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. AS mil e uma noites / [versão de] Antoine Galland; tradução de Alberto Diniz; apresentação de Malba Tahan. 2. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. 2 v.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BENJAMIN, Walter. Erzaehlung un Heilung, Gesammelte Schriften, Band IV, 1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt, 1972.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.
GOMES, Purificación Barcia. O método terapêutico de Scheerazade - Mil e uma histórias de loucura, de desejo e cura. São Paulo: Iluminuras, 2000.
GUERRA, Lucía. La mujer fragmentada: historias de un signo. Habana: Casa de las Américas, 1994.
HADDAD, Jamil Almansur. Interpretações das ‘Mil e uma noites’. Conferência proferida em 04 de junho de 1986, na Semana de Estudos Árabes, realizada pelo Centro de Estudos Árabes da FFLCH-USP.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. História, teoria e ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MENESES, Adélia Bezerra. Xerazade ou do poder da palavra. In: GAZOLLA, Ana Lúcia Almeida (Org.). A mulher na literatura. V. I. Belo Horizonte: Imprensa da UFMG, 1998.
NAVARRO, Márcia Hoppe. Os mil e um contos de Eva Luna, ou a perspectiva feminista da palavra. In: FUNCK, Susana Bornéo (Org.). Trocando ideias sobre a Mulher e a Literatura.Florianópolis: UFSC, 1994.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A criação do texto literário. Flores da escrivaninha. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SILVA, Rolando Roque da (Trad.). As mil e uma noites. Damas insignes e servidores galantes. São Paulo: Brasiliense, 1998. (Texto estabelecido a partir dos manuscritos originais por René R. Khawam).
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1979
WAJNBERG, Daisy. Jardim de arabescos. Uma leitura das Mil e uma noites. São Paulo: FAPESP, 1997.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).