A perspectiva queer nos contos Além do ponto, de Caio Fernando Abreu e as palavras, de samuel rawet: a luta contra os ideais patriarcais e a busca pela valorização da sexualidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X74767

Mots-clés :

Homoerotismo, Queer, Preconceito, Patriarcado

Résumé

As relações homoeróticas sempre foram pouco difundidas tendo em vista o preconceito e a discriminação em torno dessa questão. Elas correspondem a um tema delicado e complexo, que vai contra os preceitos patriarcais, os quais funcionam como uma espécie de guardião dos valores éticos e morais. Na tentativa de minimizar os efeitos normativos e repressivos advindos do patriarcado, surge o movimento queer. Levando em consideração tais aspectos, este trabalho terá como corpus de análise os contos Além do ponto, de Caio Fernando Abreu (1984), e As palavras, de Samuel Rawet (1981). A escolha destes textos deve-se ao conteúdo de crítica social que ambos expressam, no intuito de revelar o grande preconceito sofrido por aqueles que assumem sua identidade sexual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Karine Studzinski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Mestranda em Letras na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen – RS. 

Références

BREU, Caio Fernando. Morangos mofados. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FOSTER, David William. Producción cultural e identidades homoeróticas: teoría y aplicaciones. San José:Editorial de la Universidad de Costa Rica, 2000.

RAWET, Samuel. Que os mortos enterrem seus mortos. Vertente: São Paulo, 1981.

http://www.farofadigital.com.br/queer_sapiens.htm Acesso em: 11-02-2010

http://www.gospelprime.com.br/homossexualismo-a-posicao-da-igreja-contra-ele/ Acesso em: 11-02-2010

Téléchargements

Publiée

2023-09-13

Comment citer

Karine Studzinski. (2023). A perspectiva queer nos contos Além do ponto, de Caio Fernando Abreu e as palavras, de samuel rawet: a luta contra os ideais patriarcais e a busca pela valorização da sexualidade. Literatura E Autoritarismo, (4). https://doi.org/10.5902/1679849X74767