Compreender a cultura em seu devir: processos de leitura e formação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X73894

Mots-clés :

Formação cultural, Sujeitos-leitores, Interpretação, Compreensão, Teoria Crítica

Résumé

Este trabalho repercute o processo de formação cultural e a inserção de sujeitos-leitores em um contexto no qual as transformações históricas e sociais estão cada vez mais dinâmicas. Essas mudanças carregam um clima de incerteza que, ao oportunizarem várias possibilidades interpretativas, também geram uma busca por definições facilitadoras que – de maneira cada vez mais frequente – dogmatizam e simplificam sobremaneira a atividade infindável de compreensão do mundo. Dessa forma, o reconhecimento de novas perspectivas de leitura das produções culturais e das experiências vividas carece de uma compreensão hermenêutica no sentido de viabilizar um processo constante de crítica e intercâmbio entre vida e razão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

João Luis Pereira Ourique, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Pelotas – UFPel/RS.

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.

Références

ADORNO, T. Palavras e sinais. Tradução: Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.

ARENDT, Hannah. Compreensão e política. In: _____. Compreender. Formação, exílio e totalitarismo. Tradução: Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ARISTÓTELES. Arte poética. In: _____. Arte Retórica e Arte Poética. Tradução: Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1964. p. 301-309.

BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução: São Paulo: Brasiliense, 1985.

BORGES, Jorge Luis. A metáfora. In: _____. Esse ofício do verso. Tradução: José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 30-49.

CAMÕES, Luís Vaz de. Soneto 11. In: _____. 200 sonetos. Porto Alegre: L&PM, 1998.

CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I. Tradução: Flávio Paulo Meurer e Enio Paulo Giachini. 7. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Ed. Univ. São Francisco, 2005.

HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Tradução: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento Pós-Metafísico. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. A Ética da Discussão e a Questão da Verdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HERMANN, Nadja. Os alcances pedagógicos da crítica habermaniana à filosofia da consciência. In: DALBOSCO, Cláudio Almir; TROMBETTA, Gerson Luís; LONGHI, Solange Maria (Orgs.). Sobre filosofia e educação: subjetividade e intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica. Passo Fundo: UPF, 2004, p. 92-110.

JAUSS, Hans Robert, et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Tradução: Luiz Costa Lima. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

TATO. Asas. In: MASKAVO. Transe Acústico. Porto Alegre: Orbeat Music, 2005. 1 CD. Faixa 11.

Téléchargements

Publiée

2009-07-01

Comment citer

Ourique, J. L. P., & Ourique, M. L. H. (2009). Compreender a cultura em seu devir: processos de leitura e formação. Literatura E Autoritarismo, (14), 18–30. https://doi.org/10.5902/1679849X73894

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 4 5 > >>