Metáforas do totalitarismo em Ionesco: a proliferação da matéria em O novo inquilino
DOI :
https://doi.org/10.5902/1679849X73834Mots-clés :
Totalitarismo, Proliferação da matéria, Teatro do Absurdo, IonescoRésumé
O objetivo deste artigo é analisar a proliferação material como efeito dos sistemas totalitário-tecnicistas na peça O Novo Inquilino de Ionesco. O autor através de sua linguagem imagética e simbólica , por via do insólito, propõe um debate contínuo sobre as questões decorrentes da modernidade tecnológica, com suas implicações sobre as pessoas. Uma das imagens mais obsessivas desse teatro do absurdo é a da proliferação da matéria. Ionesco, através de diversas alegorias de ordem material, elabora uma crítica ácida, tanto a toda forma de totalitarismo quanto a todo conformismo.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateshi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1996.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. Tradução de: Aurora Fornoni Bernardini et alii. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1993.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.
ESSLIN, M. O teatro do Absurdo. Tradução: Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
FEENBERG, Andrew. A tecnologia pode incorporar valores? A resposta de Marcuse para a questão da época, in: Racionalização Subversiva: Tecnologia, Poder e Democracia. Disponível em: http:/www.rohan.sdsu.edu/faculty/feenberg . Acesso em 12 de Outubro de 2009.
IONESCO, E. O novo inquilino. In______. O mestre, a menina casadoisa, o novo inquilino, o assassino. Tradução de Luísa Neto Jorge. Lisboa: Presença, 1963.
IONESCO, E. Diario II: Presente pasado; pasado presente. Tradução para o Castelhano: Marcelo Arroita-Jauregui. Madri: Guadarrama, 1969.
LEWIS, A. Ionesco. New York: Twayne Publishers, 1972.
MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Tradução: Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
SAHLINS, Marshal. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Zahar,1990.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
TOBI, S. Eugène Ionesco: ou, A la recherche du paradis perdu: Anti-essai em 12 épisodes dont la création du monde, em guise de prologue, et l'Apocalypse, em guise d'épilogue. Paris: Gallimard, 1973.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).