Edla van Steen e as imagens de Florianópolis na ditadura

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X70437

Mots-clés :

Edla van Steen, Florianópolis, Memória, Repetição, Ditadura civil-militar

Résumé

Neste texto questionamos como os temas da memória e da ditadura civil-militar de 1964, tendo como plano de fundo a cidade de Florianópolis, se articulam no conto Cheiro de Amor, de Edla van Steen. Para tanto, discutimos alguns aspectos da narrativa, focando, por meio da chave da repetição, nas passagens que se dedicam à vida sexual de Camila, a protagonista. Com isso buscamos perceber, pela forma da narrativa, como uma imagem de Florianópolis está associada àquela dinâmica sexual. Finalizando, cotejamos o conto com outras opções estéticas que perguntam pela cidade de Florianópolis, especialmente a do também escritor Salim Miguel.

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Bibliographies de l'auteur

Natan Schmitz Kremer, Université fédérale de santa catarina

Doutorando em Ciências Humanas na UFSC. Intercâmbios na Universidad de la Repúbica/UdelaR, Uruguay (2016.2) e na Escuela Juana de Arco, no México (2011.2 e 2012.1). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CNPq/UFSC).

Alexandre Fernandez Vaz, Université fédérale de santa catarina

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Professor Titular da UFSC, foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e membro da Câmara de Pesquisa da instituição.

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Publiée

2023-09-15

Comment citer

Kremer, N. S., & Vaz, A. F. (2023). Edla van Steen e as imagens de Florianópolis na ditadura. Literatura E Autoritarismo, (41). https://doi.org/10.5902/1679849X70437