Representações da violência da Guerra Civil Espanhola e do Franquismo nos romances La voz dormida e Las trece rosas

Auteurs

  • Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Patrícia Dal'moro Mendes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X23448

Résumé

A violência da Guerra Civil Espanhola e do período posterior conhecido como franquismo é evidenciada em diversas obras da chamada literatura da memória na Espanha. Entre estas publicações, encontramos La voz dormida (2002), de Dulce Chacón, e Las trece rosas (2003), de Jesús Ferrero, romances que revelam como as mulheres dessa época da história espanhola são representadas literariamente. Neste artigo, temos por objetivo o estudo comparativo destas narrativas, que possibilitam examinar como se reconstrói, por meio da ficção, uma memória feminina da resistência antifraquista, a partir de memórias da violência. Neste sentido, além da discussão sobre memória, história e literatura, abordamos também ao nosso trabalho questões de gênero, uma vez que nos romances de Chacón e Ferrero estas histórias da Guerra Civil e do Franquismo se reescrevem tendo como ponto de partida o protagonismo feminino. Assim sendo, a história e a ficção são organizadas nessas obras de maneira que se focalize a importância das mulheres na construção da identidade espanhola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do Programa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE, bolsista de Pós-Doutorado no Exterior do CNPq. Atualmente desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Filologia Espanhola II da Universidad Complutense de Madri.

Patrícia Dal'moro Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de concentração em Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa: Linguagem literária e interfaces sociais: estudos comparados na UNIOESTE.

Téléchargements

Publiée

2016-12-26

Comment citer

Figueiredo Fiuza, A. A. de, & Dal’moro Mendes, P. (2016). Representações da violência da Guerra Civil Espanhola e do Franquismo nos romances La voz dormida e Las trece rosas. Literatura E Autoritarismo, (28). https://doi.org/10.5902/1679849X23448