De memória, trauma e ficção: um olhar sobre a narrativa de Bernardo Kucinski

Auteurs

  • Joelma Rezende Xavier Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG – Campus I – Belo Horizonte

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X21508

Résumé

Muitos são os contratempos e prejuízos humanos associados ao período da ditadura militar no Brasil. Os processos de enrijecimento de controle estatal, as estratégias de domínio político-cultural e as tentativas de apagamento da memória marcaram o cotidiano da sociedade durante os anos que envolveram o estado de exceção. Apesar dessa realidade, os relatos de tortura e de denúncia testemunham diferentes versões para os fatos e contêm o poder de ressignificação da memória, especialmente por meio da escrita literária. Este artigo visa a propor uma breve discussão sobre os temas memória e trauma na construção ficcional, a partir da análise de contos publicados na antologia Você vai voltar pra mim e outros contos, de Bernardo Kucinski (2014).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Joelma Rezende Xavier, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG – Campus I – Belo Horizonte

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Póslit) da Faculdade de Letras da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET - MG.

Téléchargements

Publiée

2016-03-20

Comment citer

Xavier, J. R. (2016). De memória, trauma e ficção: um olhar sobre a narrativa de Bernardo Kucinski. Literatura E Autoritarismo, (16). https://doi.org/10.5902/1679849X21508