Las voces de Inocencia: Un estudio sobre las relaciones polifónicas en el Visconde de Taunay
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73856Palabras clave:
Inocência, Romantismo, Relaciones de genero, Polifonía, DialogismoResumen
Este artículo busca analizar las relaciones discursivas en torno al tema de la emancipación femenina en la novela Inocência (1872), de Visconde de Taunay, para verificar la presencia de elementos polifónicos, según la teoría de la novela polifónica de Mikhail Bakhtin.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. (trad. de Paulo Bezerra). 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
CANDIDO, A. Formação da Literatura brasileira (vol. II) . 9 ed.São Paulo: Itatiaia, 2000.
DE MARCO, Valéria. “A personagem feminina do século XIX: a constituição do mundo doméstico e a representação da inocência e da experiência. In: DUARTE, Constância Lima (org.). Anais do V Seminário Nacional Mulher e Literatura. Natal: ed. Universitária da UFRN, 1995. p.112-18.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes & Editora da Unicamp, 1989.
PRADO, M L. C. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
PRETI, Dino - O regionalismo. Visconde de Taunay. In: _____________- Sociolingüística: os níveis de fala (um estudo sociolingüístico do diálogo na literatura brasileira) . 3 ed. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1977, pp. 95-107.
PRIORE, M. Del História das mulheres no Brasil. São Paulo : Contexto, 2004.
TAUNAY, V. de. Inocência. 34 ed. SP: Melhoramentos, 1964.
TEZZA, C. “A construção das vozes no romance”. In: BRAIT, B. (org). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: 1 ed. Unicamp, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).