La lírica encarcelada – La poesía testimonial de Alex Polari
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X63982Palabras clave:
Alex Polari, Dictadura cívico-militar, Literatura testimonial, PoesíaResumen
Este artículo presenta y discute críticamente aspectos de los escritos y poemas de las obras Inventário de cicatrizes (1978) y Camarim de prisioneiro (1980), de Alex Polari de Alverga, en la perspectiva de la literatura testimonial. Para eso, seleccionamos un corpus de poemas que representan, en tema y forma, tensiones sociales e históricas de la experiencia traumática de un sobreviviente de la dictadura cívico-militar brasileña (1964-1985). Como dice el propio autor en una carta, su poesía es un “vómito” de quienes sobrevivieron a un contexto represivo, que requirió nuevos medios configuracionales frente a los impactos de la tortura. En este sentido, se trata de una producción que busca acercarse a la sociedad para luchar contra el borramiento de la violencia impuesta por el régimen dictatorial en cuestión. Por lo tanto, utilizaremos como apoyo teórico, principalmente, a Benjamin y Frantz Fanon para el debate sobre la violencia y a Ginzburg, Salgueiro y Seligmann para la comprensión de la representación y la literatura testimonial.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos; seleção e apresentação Willi Bolle; tradução Celeste H.M. Ribeiro de Sousa. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo, 1986.
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014.
FANON, Frantz. Os condenados da terra; tradução José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna (da metade do século XIX a meados do século XX). Tradução de Marise M. Corioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GINZBURG, Jaime. Linguagem e trauma na escrita do testemunho. In: SALGUEIRO, Wilberth (Org.). O testemunho na literatura: representações de genocídios, ditaduras e outras violências. Vitória: EDUFES, 2011.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974.
POLARI, Alex. Camarim de prisioneiro. São Paulo: Editora Global, 1980.
POLARI, Alex. Inventário de cicatrizes. 2. ed. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro Pela Anistia, 1978.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.
SALGUEIRO, Wilberth. Introdução. Linguagem e trauma na escrita do testemunho. In: SALGUEIRO, Wilberth (Org.). O testemunho na literatura: representações de genocídios, ditaduras e outras violências. Vitória: EDUFES, 2011.
SALGUEIRO, Wilberth. O que é literatura de testemunho (e considerações em torno de Graciliano Ramos, Alex Polari e André du Rap). Rio de Janeiro: Matraga v.19, n.31, 2012.
SALGUEIRO, Wilberth Poesia brasileira: violência e testemunho, humor e resistência. Vitória: EDUFES, 2017.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Introdução. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Organização: Márcio Seligmann-Silva. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
TRINGALI, Dante. A arte poética de Horácio. São Paulo: Musa Editora, 1993.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-06-10 (2)
- 2022-06-10 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).