Performances e reportagens da aniquilação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X31051Palabras clave:
Literatura contemporânea, Holocausto Brasileiro, Ausmerzen, Arquivos da catástrofeResumen
Através da cuidadosa leitura de duas obras contemporâneas, Ausmerzen (2012), de Marco Paolini e o livro reportagem Holocausto brasileiro (2013) da jornalista Daniela Arbex, o artigo procura delinear os problemas enfrentados pela literatura que hoje quer inventariar as catástrofes do passado.Descargas
Citas
Agamben, Giorgio. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life (1995). Stanford: Stanford University Press, 1998.
Agamben, Giorgio. Remnants of Auschwitz: The Witness and the Archive (1998). Nova York: Zone Books, 2002.
Amnesty International Report 2012. The State of the World’s Human Rights. Londres: Peter Benenson House, 2012.
Andrade, Jorge Márcio Pereira de. “Os mortos-vivos do hospício que ensinavam aos vivos sobre a vida nua.” Disponível em: http://www.redehumanizasus.net/67148-os-mortos-vivos-do- hospicio-que-ensinavam-aos-vivos-sobre-a-vida-nua-barbacenas-nunca-mais (5 maio 2014).
Antonello, Pierpaolo. “New Commitment in Italian ‘Theatrical Story-telling:’ Memory, Testimony and the Evidential Paradigm.” Postmodern ‘Impegno:’Ethics and Commitment in Contemporary Italian Culture. Edição de Pierpaolo Antonello e Florian Mussgnug. Berna: Peter Lang, 2009. 233-57.
Arbex, Daniela. Holocausto brasileiro. Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
Arbex, Daniela. Interview in the program “Livros” (UNIVESP). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FHUTKRpU0bg (3 dezembro 2014).
Arendt, Hannah. Eichmann in Jerusalem: A Report on the Banality of Evil. (1963-64). Nova York: Penguin, 2006.
Berger, John. Understanding a Photograph. Nova York: Aperture, 2013.
Biro, Matthew. Anselm Kiefer. Nova York: Phaidon Press, 2013.
Boehm, Philip. “Herta Müller, The Art of Fiction N. 225.” The Paris Review em linha. Outono 2014. N. 210. Disponível em: http://www.theparisreview.org/interviews/6328/the-art-of-fiction-no-225-herta-muller (last access on December 3rd 2014).
Borgna, Eugenio. Le figure dell’ansia. Milão: Feltrinelli, 1997.
Brum, Eliane. “Doença de Chagas na Bolívia: os vampiros da realidade só matam pobres” in Dignidade! São Paulo: Leya, 2011.
Brum, Eliane. O olho da rua. São Paulo: Globo, 2008.
Brum, Eliane. Uma duas. São Paulo: Leya, 2011.
Brum, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006.
Brum, Eliane; Debora Diniz. Uma história severina. Filme. Brasil, 2005.
Brum, Eliane; Paschoal Samora. Getchen Filme Estrada. Filme. Brasil, 2010.
Coelho, Teixeira. História natural da ditadura. São Paulo: Iluminuras, 2006.
Dignidade! Nove escritores vivenciam situações-limite e relatam o comovente trabalho da organização Médicos sem fronteiras. São Paulo: Leya, 2012.
Foucault, Michel. Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason. Nova York: Random House, 1988.
Ganev, Eliane. “O arbítrio como cultura.” Revista OPSIS, Catalão G-O. 14. 1. UFG, 2014. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/28643/17026#.VHZYjL5bQlI (26 novembro 2014).
Genette, Gérard. Paratexts: Thresholds of Interpretation. Cambridge: Cambridge UP, 1997.
Goulardt, Maria Stella Brandão. “Em nome da razão: quando a arte faz história.” Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. 20.1. (2010): 36-41.
Grasso, Aldo. “Per seguire Paolini serve devozione.” Corriere della sera.28 janeiro 2011.http://www.corriere.it/spettacoli/11_gennaio_28/grasso_seguire_paolini_071727e0-2aa5-11e0-adec-00144f02aabc.shtml (10 dezembro 2014).
Keen, Suzanne. Empathy and the Novel. Oxford: Oxford UP, 2007.
Levi, Primo. The Reawakening (1963). Nova York: Touchstone, 1995.
Magris,Claudio. “La vita in un battito di ciglia.” Disponível em : http://lettura.corriere.it/la-vita-in-un-battito-di-ciglia/ (2 dezembro 2014).
Merewether, Charles. “Archives of the Fallen.” In: The Archive. Edição de Charles Merewether. Londres: Whitechapel and Cambridge: MIT Press, 2006a, p. 160-2.
Merewether, Charles. “Introduction/Art and the Archive.” In: The Archive. Edited by Charles Merewether. London: Whitechapel and Cambridge: MIT Press, 2006b, p. 10-17.
Nichols, Bill. Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana UP, 1991.
Paolini, Marco. Ausmerzen: Vite indegne di essere vissute. Turim: Einaudi, 2012a.
Paolini, Marco Ausmerzen: Vite indegne di essere vissute. DVD. Turim: Einaudi, 2012b.
Paolini, Marco Interview, Radio Radicale. January 21, 2011. Podcast disponível em: http://www.jolefilm.com/press/radio-radicale-intervista-a-marco-paolini-sul-suo-nuovo-spettacolo-in-diretta-televisiva-su-la7-ausmerzen-vite-indegne-di-essere-vissute/ (10 dezembro 2014).
Peron, Paula Regina. "A trágica história do Hospital Psiquiátrico Colônia." Psicologia Revista. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. (2014): 261-267.
Portelli, Alessandro. “A Dialogical Relationship. An Approach to Oral History.” Disponível em: http://www.swaraj.org/shikshantar/expressions_portelli.pdf (1 dezembro 2014).
Ratton, Helvécio. Em nome da razão. Filme. Brasil, 1979.
Ricoeur, Paul. “Archives, Documents, Traces” (1978). Em: The Archive. Edited by Charles Merewether. Londres: Whitechapel and Cambridge: MIT Press, 2006. 66-69.
Ricoeur, Paul. Memory, History, Forgetting. Chicago: The University of Chicago Press, 2004.
Rivera-Garza, Cristina. La Castañeda: narrativas dolientes desde el Manicomio General, México, 1910-1930. Barcelona: Tusquets, 2010.
Seligmann-Silva, Márcio. “Photography as the Art of Trauma and Image-Action: Light Game in the Photographs of Missing People in Latin America Dictatorships.” http://www.inter-disciplinary.net/wp-content/uploads/2009/04/vch8ssilva.pdf (16 abril 2015).
Sontag, Susan. Regarding the Pain of Others. Nova York: Picador, 2003.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-04-19 (2)
- 2018-08-31 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).