Escrever outra vez: luto e jogo em Quatro-Olhos, de Renato Pompeu
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X31046Palabras clave:
Renato Pompeu, Quatro-olhos, Anos 1970, Literatura e ditadura, LutoResumen
Argumento neste ensaio que o romance Quatro-olhos (1976), de Renato Pompeu, oscila entre luto e jogo ao falar da vida durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Essa ambivalência pode ser compreendida como uma forma de assinalar as perdas irrecuperáveis causadas pela violência autoritária, sem deixar de buscar reinscrever no presente também um gesto de insubordinação que evite a paralisia melancólica. A escrita se define como a tentativa de “escrever outra vez” um livro apreendido pela repressão política e desde então desaparecido. No ato de “escrever outra vez”, o que retorna e se repete do passado não são pessoas, coisas ou projetos, mas o próprio gesto da escrita. Incapaz de recuperar o perdido e desfazer o que aconteceu, ele se assume também como gesto de invenção. As lacunas da recordação se tornam um espaço de experimentação e o luto se faz acompanhar do jogo.
Descargas
Citas
ARRIGUCCI JR, David. et al. “Jornal, realismo, alegoria: o romance brasileiro recente”. In: Achados e perdidos. São Paulo: Polis, 1979.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da História”. In: O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. Organização e tradução de João Barrento.
CALEGARI, Lizandro Carlos. A literatura contra o autoritarismo: a desordem social como princípio de fragmentação na ficção brasileira pós-64. Santa Maria: UFSM, 2008. Tese de doutorado.
COSTA LIMA, Luiz: “Réquiem para a aquarela brasileira”. In: Dispersa demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
SÜSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.
FRANCO, Renato. “O romance de resistência nos anos 1970”. XXI LASA CONGRESS 1998, Chicago, EUA.
REIS, Eloésio Paulo dos. Literatura e loucura: O escritor no hospício em três romances dos anos 70. Campinas: Unicamp, 2004. Tese de doutorado.
POMPEU, Renato. Quatro-olhos. São Paulo: Alfa-omega, 1976.
POMPEU, Renato. Memórias da loucura. São Paulo: Alfa-omega, 1976.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).