Violência e apagamento da voz indígena no Brasil - O caso Yanomami

Autores/as

  • Priscila Maria de Barros Borges

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X21513

Resumen

O presente texto apresenta discussão sobre a lacuna na História Oficial brasileira que corresponde à voz indígena, ainda hoje silenciada. Pretende demonstrar que este silenciamento foi/é construído através de violências de várias ordens ao longo da constituição de nossa historiografia. Na atualidade as diversas minorias têm promovido um movimento de contar sua própria versão da História, através da publicação de livros e produção de documentários. Entre os povos indígenas não é diferente, exemplo disso é o livro A queda do céu, assinado pelo xamã e líder yanomami Davi Kopenawa em parceria com o antropólogo Bruce Albert. A obra A queda do céu, é aqui brevemente interpretada à luz dos conceitos de memória e testemunho, dando destaque à necessidade de que a voz indígena seja disseminada e ouvida, principalmente entre a sociedade não-indígena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Maria de Barros Borges

Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Póslit) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Publicado

2016-03-20

Cómo citar

Borges, P. M. de B. (2016). Violência e apagamento da voz indígena no Brasil - O caso Yanomami. Literatura E Autoritarismo, (16). https://doi.org/10.5902/1679849X21513